Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs)

O que é?

Estratégia que proporciona à população o acesso e a universalização do atendimento à saúde, desenvolvendo ações e relações de vínculo com a comunidade, garantindo a continuidade e acompanhamento de ações de saúde e do cuidado.

O agente comunitário de saúde (ACS) reside na própria comunidade em que trabalha, identificando os problemas e buscando alternativas para enfrentar as situações juntamente com a população, participa ativamente na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

 

Quando é necessário?
Para atender à necessidade do usuário.

 

Documentos Necessários (sem efeito):

  • apresentação de RG ou outro documento (originais) de identificação com foto;
  • apresentação de comprovante de residência original (exemplo: conta de água, luz ou telefone).

 

Informações complementares:

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde conta com 18 enfermeiras e 150 Agentes Comunitários de Saúde (em fase de expansão) que estão sendo capacitados como parte da estratégia de um novo modelo assistencial voltado às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva. No Programa de Agentes Comunitários de Saúde são realizadas visitas domiciliares às famílias, diariamente, pelos agentes comunitários de saúde quando identificada a necessidade pela enfermeira da equipe. Dentre as funções do ACS está: identificar fatores de risco nas famílias e na comunidade; propor junto à equipe de saúde soluções que visem a diminuir esses fatores de risco; orientar as famílias para a utilização adequada dos Serviços de Saúde esclarecendo fluxos, protocolos, normas e rotinas; fazer convocações dos usuários para consultas e atendimento odontológicos e exames, entre outras quando necessário; realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento periódico de todas as famílias de sua micro área, conforme definição do Projeto Terapêutico; promover a educação e a mobilização comunitária, visando a desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; contribuir para que a Equipe de Referência amplie seu olhar à dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites.
Pré-Requisitos

Para ter acesso aos serviços, basta que o interessado compareça à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realize o cadastro.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/saude/como-utilizar-os-servicos-do-sus-em-jundiai/atencao-primaria/programa-de-agentes-comunitarios-de-saude-pacs/