Jundiaí sedia pela primeira vez o Fórum Regional de Conselhos Tutelares

Publicada em 23/02/2018 às 13:50

Michel Farias tratou dos desafios no diálogo entre sistemas de assistência e de garantia de direitos

Em sua 72ª edição e em seu 15º ano de existência, o Fórum Regional de Conselheiros e ex-Conselheiros tutelares foi hospedado pela primeira vez por Jundiaí nesta sexta-feira (23). Cerca de 120 participantes acompanharam o evento na Sala Elis Regina do Complexo Argos e puderam discutir o diálogo necessário entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), a capacitação continuada e a qualificação de agentes conselheiros, a socialização de saberes e a troca de vivências.

Entre os participantes, estiveram membros dos Conselhos Tutelares, usuários do SUAS, integrantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e servidores da das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Promoção da Saúde (UGPS) e de Educação (UGE) de Jundiaí e de Municípios da região Metropolitana e Macrorregião de Campinas, composta por 98 Municípios.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, frisou estar feliz por atender a um antigo anseio dos conselheiros tutelares de trazer o Fórum para Jundiaí. “E me alegro ainda mais ao ver esta sala cheia de gente querendo discutir a melhoria de políticas públicas”.

Como palestrante, o especialista em proteção integral a crianças e adolescentes e atuante na defesa de Direitos Humanos Michel Farias abordou a importância de compreender as abrangências do SUAS e do SGD e quais os entraves que dificultam a operacionalização das políticas voltadas à criança e ao adolescente. “É necessário estarmos atentos à escuta qualificada dos conselheiros para que eles falem menos em nome das crianças e adolescentes e, sim, falem mais com eles, uma memória adultocêntrica que todos nós temos. Precisamos enfrentar os gargalos, eliminar as desconexões para que, na construção de relações, possamos garantir esses direitos”.

Participaram do Fórum integrantes de diversos segmentos da rede socioassistencial da região

Jundiaí possui três Conselhos Tutelares, com quinze integrantes no total, que atendem o Município por divisão geográfica através de denúncias e demandas espontâneas.

O evento contou ainda com a apresentação de dança de atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e com a presença da idealizadora do Fórum, a ex-conselheira tutelar de Campinas Sônia Bonfanti; da presidente do CMDCA, Alda Maria Carrara; e do presidente da Câmara Municipal, Gustavo Martinelli.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/23/jundiai-sedia-pela-primeira-vez-o-forum-regional-de-conselhos-tutelares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original