Mais de 100 alunos recebem certificado em formatura do Funss

Publicada em 16/02/2018 às 12:58

O certificado nas mãos é mais um motivo de comemoração para Fernanda Mendes de Almeida, de 25 anos. A jovem, que trabalhou como garçonete freelancer, concluiu o curso de Bartender, nesta quinta-feira (16), e já conquistou a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. “A minha dedicação aos estudos foi o diferencial para que o próprio professor me convidasse para integrar a equipe dele. Estou muito feliz porque a oportunidade de me qualificar foi a porta de entrada para uma nova fase em minha vida”, disse.

Quem também está satisfeito com a capacitação é o Arnaldo Gomes da Silva, desempregado há três meses. O rapaz, que trabalhava em uma empresa especializada em metalurgia, apostou no empreendedorismo e, em breve, abrirá uma lanchonete no Jardim Califórnia, na região do Jundiaí-Mirim. “Minha noiva me acompanhou neste curso e, juntos, vamos criar o nosso próprio negócio”, contou. O curso de Confeiteiro não é o primeiro realizado por Arnaldo, no Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí: “Fiz o módulo de Eletricista para instalação residencial e este conhecimento está me ajudando a economizar na reforma do prédio porque eu mesmo estou fazendo a parte elétrica do meu futuro comércio”.

Já a Lilian Vaz pretende transformar o negócio familiar a partir do curso de Salgadeiro. “Quero encerrar as atividades da minha lanchonete e trabalhar somente com encomendas para festas”, disse. A capacitação gratuita aguçou a vontade de estudar da moça, que já se matriculou no curso técnico de Alimentos da ETEC Benedito Storani. “Meu marido está desempregado e eu tenho três filhos para criar. Não posso ficar parada e acredito que o conhecimento só irá me destacar na busca pela geração de renda”, afirmou.

Histórias como as de Fernanda, Arnaldo e Lilian fizeram parte da cerimônia de formatura dos 101 alunos matriculados nos cursos oferecidos pelo Funss a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Centro Paula Souza, por meio do Programa Via Rápida. A ação teve a coordenação da ETEC Benedito Storani e apoio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí.

O evento foi realizado no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) e contou com a presença de familiares, professores e autoridades. Na ocasião, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou que os destinos e as transformações de Jundiaí passam pelo Fundo Social de Solidariedade, que desenvolve um trabalho além das ações assistenciais. “É preciso entregar um agasalho para quem sente frio, comida para quem tem fome e um brinquedo novo para a criança no Natal. Porém, há a necessidade de fazer mais pela população. Assim que assumiu a unidade, a Vanessa Machado (presidente do Funss) sentiu que era possível utilizar a estrutura do Fundo Social para transformar vidas e a melhor ferramenta para isso é a qualificação profissional”, afirmou o prefeito.

Para o chefe do Executivo municipal, o mercado de trabalho está muito competitivo e a qualificação profissional pode aumentar as chances de quem está em busca de emprego ou pretende abrir o próprio negócio. “Fico feliz em ver que estes alunos estão prontos para trabalhar, se empoderar, fortalecer a família e conquistar novos objetivos”, completou Vanessa.

O gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, Eduardo Alvarez, destacou que os cursos atendem não apenas à demanda da população, mas também das empresas da cidade: “O curso de Camareira, por exemplo, foi inteiramente dedicado aos hotéis instalados no município, que tiveram a oportunidade de enviar funcionários para aprimorar a técnica das suas tarefas”.

LEIA TAMBÉM
Funss abrirá inscrições para quatro novos cursos

Já a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, falou da emoção em participar de mais uma formatura: “Nossa missão é levar a capacitação para todo o nosso Estado de São Paulo e Jundiaí é uma cidade muito interessada em receber nossos cursos. Por isso, temos prazer em trazer diferentes módulos para cá. Ficou feliz em ver que este município se importa verdadeiramente com quem vive aqui”.

Os alunos formados participaram dos cursos de Salgadeiro, Confeiteiro, Panificação, Bartender, Garçom e Camareira. As aulas foram ministradas entre janeiro e fevereiro, nas unidades móveis do Centro Paula Souza, cujas carretas são adaptadas e preparadas para ensino teórico e prático.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/16/mais-de-100-alunos-recebem-certificado-em-formatura-do-funss/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original