Atleta do Peama se classifica para Jogos Paralímpicos de Inverno

Publicada em 15/02/2018 às 18:19

Cristian Ribera visitou o prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã de quinta-feira, para conversar sobre a importância do esporte

O atleta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Cristian Ribera se classificou para os Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecerão em março, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, na modalidade Ski Cross Country. Em visita ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, na manhã de quinta-feira (15), o adolescente ressalta a importância do esporte como ferramenta de inclusão de profissionalização.

Ele foi o único da equipe jundiaiense que conseguiu índices para garantir uma vaga na competição. “Os atletas que são de países com neve, ficam assustados com os nossos resultados. Eles perguntam: no Brasil não tem neve, como é que vocês treinam? Minha intenção é seguir carreira como profissional do esporte. São oportunidades importantes, que começaram com a minha inclusão no Peama, ainda criança”, conta o atleta, que conheceu a modalidade numa vivência esportiva oferecida pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), aos assistidos do Peama. A conquista da vaga aconteceu na Finlândia, após três etapas da World Cup de Ski Crosss Country.

LEIA TAMBÉM
UGEL e Socesp estudam parceria para Corrida do Coração

“É muito gratificante acompanhar o sucesso dos nossos atletas que iniciaram no Peama e hoje representam o Brasil numa modalidade pouco conhecida. É o estímulo que o esporte proporciona às pessoas, com a valorização e inclusão de todos”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado, que fez questão de saber detalhes sobre a competição além de conferir os vídeos do atleta na Europa.

“Foi um grande feito para os atletas. A própria CBDN esperava que os resultados fossem alcançados apenas para os próximos Jogos. O empenho dos atletas foi fundamental, aliado à oferta de treinamento da Confederação”, salienta o diretor do Departamento de Esportes Adaptados, César Munir.

Para o gestor da UGEL, Luiz Trientini, a inclusão da sociedade à prática esportiva vai além de apenas competições. “Poucas cidades têm o trabalho consolidado que o Peama oferece para Jundiaí, sendo uma referência até para confederações. É o resultado de muito trabalho e dedicação para a valorização das pessoas”, analisa.

O outro atleta do Peama de Jundiaí,  Thomaz Moraes, não conseguiu a vaga.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/15/atleta-do-peama-se-classifica-para-jogos-paralimpicos-de-inverno/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original