Jundiaí usa tecnologia para garantir segurança a toda população

Publicada em 09/02/2018 às 19:02

O sistema de integração entre as forças de segurança e demais segmentos envolvidos montado no Paço Municipal foi apresentado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta sexta-feira (09), em uma coletiva de imprensa. As ferramentas foram testadas no último sábado (03), quando o primeiro bloco de carnaval saiu às ruas de Jundiaí, e serão utilizadas de forma efetiva para monitorar a movimentação durante o desfile das escolas de samba, neste sábado (10), e as apresentações dos blocos até o próximo sábado (17).

Durante a coletiva, Luiz Fernando ressaltou que o Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) foi estruturado para promover a prevenção, ampliar a sensação de bem-estar para foliões e também a parcela da população que busca descansar neste período de festejos carnavalescos. “A Administração encontra-se empenhada na atuação cada vez mais voltada à prevenção, no combate à violência e criminalidade. Para isso, os caminhos de integração entre as forças de segurança e os demais segmentos envolvidos seguem para que se possam alcançar resultados cada vez mais positivos”, afirmou o Prefeito.

LEIA TAMBÉM
UGMT divulga esquema de trânsito e linhas de ônibus para o Carnaval
Baile de Carnaval do Cecco reúne grupos para folia educativa

O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel Henrique Neto, reforçou sobre a criação da Comissão para o trabalho conjunto, na expectativa de resultados bastante positivos. “O Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) reflete a economia de recursos e otimização, cada segmento envolvido faz a sua parte e o resultado é total, em tempo real. É o sistema de cooperação para a gestão eficiente, com a participação de especialistas altamente habilitados. A inovação da Polícia Militar para este ano é a instalação de boletins de ocorrência eletrônicos nas viaturas para acesso direto com a Polícia Civil. Este é um momento ímpar: Executivo e forças de segurança tratando do assunto de forma efetiva e integrada.”

Prefeito inicia os trabalhos da Comissão que visa promover a prevenção e ampliar a sensação de segurança

O gestor de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, falou sobre as ações e as ferramentas que são disponibilizadas para conferir às ações uma atuação diferenciada e inovadora na região, como o ônibus da Guarda Municipal de Jundiaí, que foi reestruturado para atender à dimensão do evento, com videomonitoramento externo, captando imagens em tempo real do desfile das Escolas de Samba, e que serão enviadas diretamente para a sala do CICCJ. A base móvel ficará instalada na Avenida União dos Ferroviários, com operacionalização direta dos profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo da Guarda Municipal de Jundiaí.

O monitoramento do desfile será feito com mais seis câmeras no trajeto (com transmissão de imagens via Internet), a central de rádio frequência provida em parceria com a Bassom Segurança, duas câmeras speed dome (uma instalada na concentração e outra na dispersão), além de um drone, que estará em operação numa parceria com a empresa Aero Kapture e enviará imagens via Wi-fi.

Presentes também ao encontro: o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Luís Eduardo Bailoni Muños; o comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, major Neves; a tenente-coronel do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior, PM Carla Basson; o tenente-coronel do Policiamento Rodoviário – 1ª Cia., PM Martins; o titular da Delegacia Seccional de Jundiaí – Polícia Civil, o delegado Luiz Carlos Branco Junior; o coordenador do Juizado de Menores, Laerte Righetto; e o presidente da OAB Jundiaí, Airton Bressan.

Integração
O Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí é uma iniciativa conjunta entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Jundiaí – por meio do GGIM, Guarda Municipal de Jundiaí e as Unidades de Gestão de Segurança Municipal, Cultura, Governo e Finanças – Fiscalização do Comércio, Mobilidade e Transporte, Defesa Civil, além da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Polícia Civil, Juizado de Menores e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/09/jundiai-usa-tecnologia-para-garantir-seguranca-a-toda-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original