Curso gratuitos trazem novas possibilidades profissionais aos alunos

Publicada em 19/01/2018 às 17:05

Aulas teóricas e práticas são realizadas dentro da carreta de Produção Alimentícia

A intenção de, aos poucos, deixar de exercer a função de diarista fez com que Cristina Schneider buscasse um novo futuro no curso de Salgadeiro. Oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) gratuitamente, o módulo já proporciona diferentes experiências para ela. “Minha maior dificuldade é a modelagem dos salgados, especialmente, o quibe. Com os ensinamentos dos primeiros dias de aula sinto que já aperfeiçoei a minha técnica”, disse.

A aposentada de 64 anos mora na Vila Comercial, região que pretende atender com a venda de salgados: “Tenho muitos amigos no bairro e acredito que este será um diferencial no fechamento de pedidos e entregas. Estou confiante”.

LEIA TAMBÉM
Manicure e Pedicure terá nova turma em curso gratuito

Quem também procurou o Funss foi o Erivan da Conceição, de 35 anos. O rapaz é operador de produção em uma indústria de alimentos, em Itupeva, e trabalha de segunda a sexta, das 17h às 02h. Mesmo com a carga horária exaustiva, ele não abriu mão da oportunidade de estudar e melhorar a vida da família: “Sou casado e tenho duas filhas, de 8 anos de idade. Eu já faço pães e bolos para reforçar o orçamento da minha casa, mas, se o objetivo é evoluir, não podemos desanimar. Saio do trabalho de madrugada, durmo algumas horas e vou para o curso”.

Entre os planos de Erivan está o empreendedorismo e a formalização dos serviços. “Esta capacitação, com certeza, é a porta de entrada para a realização do meu sonho. Diversas vezes procurei escolas para me qualificar e migrar de área, mas os módulos possuem investimento elevado. Agora, vou transformar a minha vida”, concluiu.

Cristina: qualificação é oportunidade para mudar de área

O curso de Salgadeiro é uma parceria entre a parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Centro Paula Souza e o programa Via Rápida com a coordenação da ETEC Benedito Storani. Além deste, também ocorrem os módulos de Confeiteiro, Panificação, Garçom, Bartender e Camareira, sendo este último disponibilizado aos profissionais do setor hoteleiro da cidade por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo. As aulas são ministradas em unidades móveis com acessibilidade e são adaptadas para receber toda a infraestrutura necessária.

De acordo com Vanessa Machado, presidente do Funss, a proposta é oferecer qualificação profissional gratuita para quem busca aperfeiçoamento ou uma nova colocação no mercado de trabalho. “Entendemos que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda e, principalmente, de fortalecimento das famílias da nossa cidade. Para isso, estar preparado para as oportunidades é muito importante. No ano passado, por exemplo, o Fundo Social de Solidariedade abriu 2.106 vagas para mais de 50 cursos gratuitos diferentes. Este ano queremos fazer ainda mais pela população”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/01/19/curso-gratuitos-trazem-novas-possibilidades-profissionais-aos-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original