Funss: vagas em cursos gratuitos de qualificação supera anos anteriores

Publicada em 27/12/2017 às 11:52

Alunos do curso de Manicure e Pedicure

Com a proposta de fortalecer as famílias por meio da geração de renda e emprego, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) ofereceu, de janeiro a dezembro deste ano, 2.106 vagas em mais de 50 cursos gratuitos de qualificação profissional. O número supera os anos de 2014, 2015 e 2016, quando foram disponibilizadas 945, 770 e 705 vagas, respectivamente.

“Quando chegamos observamos a necessidade de fazer desta estrutura mais que um lugar de assistencialismo. O potencial da equipe e do espaço físico uniram características essenciais para gerar oportunidades de capacitação e aprimoramento para aqueles que buscam uma chance no mercado de trabalho”, afirmou a presidente do Funss, Vanessa Machado.

Os dados positivos são resultado de parcerias firmadas entre a Prefeitura de Jundiaí e Unidades de Gestão da Prefeitura, empresas do município e da região, além do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, Escola Técnica Benedito Storani, SEBRAE e Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). “Devido aos problemas financeiros herdados da última administração, decidimos buscar aliados para não onerar os cofres públicos. Desta maneira, apresentamos a seriedade da nossa proposta e, desde então, conseguimos promover os cursos sem gastar nada”, explicou.

LEIA TAMBÉM
Curso gratuito do Funss ensina a preparar doces para o Natal

Entre as modalidades oferecidas estão Beleza, Moda, Gastronomia, Informática, Serviços, Artes e Música. Até o momento, 1.990 pessoas residentes em Jundiaí já se inscreveram em cursos ministrados dentro e fora das dependências do Funss: “Nosso objetivo é disponibilizar capacitações dinâmicas, de qualidade e que permitam ao aluno um investimento inicial baixo e com retorno financeiro rápido, como nas profissões de Eletricista, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro e Corte e Costura, entre outros”.

Ingredientes de sucesso

Entre os cursos mais procurados está Padaria Artesanal, que capacita o aluno para a preparação de 10 tipos de pães, feitos com vegetais e frutas. De janeiro até outubro de 2017, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí ofereceu seis turmas diferentes. Neste período foram oferecidas 120 vagas e 103 alunos concluíram o curso e receberam o certificado de qualificação profissional.

Primeira turma do Polo Regional de Padaria Artesanal tem ênfase em panetones

Para ampliar o atendimento à população, o Funss firmou, em setembro, um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que contempla Jundiaí como Polo Regional de Padaria Artesanal. Além de atender os moradores de Jundiaí que buscam a capacitação, o município passou a ser referência também para outras 90 cidades da região de Campinas, que terão a possibilidade de encaminhar o monitor de Padaria Artesanal de seus Fundos Sociais de Solidariedade para se capacitar aqui e, posteriormente, aplicar o curso em suas unidades. “Com a inauguração, em novembro, com a presença da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí abriu quatro novas turmas, duas já realizadas neste ano e outras duas para 2018, totalizando mais 60 alunos”. Além disso, o Polo Regional de Jundiaí vai oferecer outros quatro cursos integrados à Padaria Artesanal: Pão de Mel, Panetone, Cookie Gourmet e Torta.

LEIA TAMBÉM
Polo Regional de Padaria Artesanal recebe primeira turma de alunos

Para 2018, a presidente do Funss afirma que a unidade seguirá com a oferta de cursos gratuitos e estuda novas possibilidades, como a descentralização para os bairros. “Os cursos precisam acompanhar as necessidades da população. Por isso, estamos abertos às sugestões para, dentro do possível, viabilizar outras modalidades. Em nossa recepção, há uma pesquisa de interesse que pode ser preenchida pessoalmente. Os interessados também podem sugerir novas capacitações por meio da página oficial do Funss no Facebook, onde, também, são divulgadas turmas, vagas e períodos de inscrições”, concluiu Vanessa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/27/funss-vagas-em-cursos-gratuitos-de-qualificacao-supera-anos-anteriores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original