Com atenção aos bairros, Segurança Municipal retoma Consegs em Jundiaí

Publicada em 27/12/2017 às 18:16

As articulações concretizadas ao longo do ano pela Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM junto aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) reforçam o empenho do Município em atuar no processo da segurança local. De março a dezembro de 2017, o GGIM participou das reuniões mensais promovidas pelos Conselhos, totalizando 28 encontros, além das extraordinárias realizadas por representantes dos três Consegs para tratar de assuntos pontuais junto às Unidades de Gestão da Prefeitura.

Atualmente existem três Consegs em Jundiaí – Barão de Jundiahy, Japi Jundiaí e Jundiaí Leste – que promovem reuniões mensais ordinárias – além das extraordinárias, para tratar de assuntos relacionados aos serviços públicos a serem oferecidos à população – encontros que contam com a participação fundamental da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

“A sinergia entre o GGIM, Guarda Municipal e forças de segurança trouxe muita informação e solução, uma vez que buscou permanentemente a manutenção da segurança nos bairros. Promovemos o contato direto com as comissões de moradores que foram criadas paralelamente aos Consegs nas respectivas regiões. A proximidade e o bom relacionamento firmado com a Coordenadoria Estadual dos Consegs e também a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo nos permite dar início ao próximo ano com propostas que serão apresentadas durante as primeiras reuniões dos Conselhos locais, a sequência do que já vem sendo realizado para garantir o bem-estar da população”, destacou o titular do GGIM, Luís Eduardo Bailoni Muños.

Jundiaí está entre as 10 cidades mais pacíficas do país, com a oitava colocação, segundo informações do Atlas da Violência 2017, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA). O estudo analisou os dados recente do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2015, considerando-se como critério utilizado para classificar a violência nos municípios acima de 100 mil habitantes, a soma das taxas de homicídio e de mortes violentas com causa indeterminada. Jundiaí está em 8º lugar com taxa de 7,7. De janeiro a agosto de 2017, foram instaurados 1.814 inquéritos policiais: número bem menor em relação ao mesmo período em 2016, que foi 2.152.

LEIA TAMBÉM
Segurança: volta dos Anjos da Guarda, mais atuante e eficiente

Ainda no que diz respeito à ação integrada entre a GMJ e Polícia Militar, com o atendimento às demandas apresentadas pelos Consegs, destaca-se a atuação para coibir a realização dos “pancadões” que desrespeitam a Lei 8.105 (Lei do Silêncio – Perturbação ao Sossego). As ações se tornaram mais direcionadas e efetivas ao longo deste ano. Foram realizadas aproximadamente 24 ações em bairros específicos, considerando-se a condução de suspeitos aos plantões policiais para dar prosseguimento às abordagens.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/27/com-atencao-aos-bairros-seguranca-municipal-retoma-consegs-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original