Especializada Canil da GMJ participa de capacitação internacional

Publicada em 18/12/2017 às 17:59

Aperfeiçoamento dos GMs de Jundiaí possibilita a prestação de mais um serviço de utilidade pública

Para intensificar as habilidades já desenvolvidas pelo setor especializado da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), os integrantes da Especializada Canil, GMs Márcio Cristiano Camargo (responsável pelo adestramento dos cães de trabalho) e o adestrador Marçal Bonança; também a GMF Juliana Martins, participaram neste final de semana (15, 16 e 17) do 1º Seminário Internacional de Busca de Cadáveres, promovido na Floresta Nacional de Ipanema – Flona, em Araçoiaba da Serra (SP).

O encontro foi promovido pelo Grupamento de Busca e Resgate Sul Paulista (GBR), com a instrutora Ana Beatriz Mincarelli Albernaz, que apresentou o argentino Carlos Grossi, especialista nesta atividade necessária para a localização de pessoas desaparecidas, que não sobreviveram a algum tipo de acidente, tais como vítimas de soterramento e mesmo homicídios.

LEIA TAMBÉM
Canil da GM recebe homenagens na Câmara
Canil da GMJ conquista a maior certificação no Brasil e América do Sul

A floresta foi escolhida para o treinamento – o mesmo pode acontecer em meio a escombros e em locais que simulem acidentes naturais – uma vez que a visita pode ser controlada, tendo mais privacidade para se executar as atividades teóricas e práticas, inclusive tanto em ambiente terrestre como aquático. Para isso, estímulos são usados para que o animal entenda o que deve encontrar, a partir de técnicas que também incluem brincadeiras. O animal é estimulado com odores sintéticos, que simulam o cheiro de pessoas mortas.

O chefe do Canil, inspetor Alceu Marestoni, ressalta que “é preciso investir permanentemente na capacitação dos adestradores do Canil, sendo esses os agentes multiplicadores dos conhecimentos para que se possa na sequência aplicar-se junto ao efetivo da unidade.”

Segundo o responsável pelo adestramento no Canil da GMJ, “a participação neste seminário foi muito importante uma vez que possibilitou o aperfeiçoamento em técnicas inovadoras vindas de outros país, com resultados bastante significativos”, reforçou o GM Cristiano.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Fotógrafos GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/18/especializada-canil-da-gmj-participa-de-capacitacao-internacional/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original