Passeio ciclístico divulga Rota Turística do Centro

Publicada em 11/12/2017 às 11:02

A manhã desse domingo (10) foi de reencontro com a história da cidade para cerca de 30 ciclistas jundiaienses que participaram do 1º Passeio Ciclístico pela Rota Turística do Centro Histórico. Durante cerca de duas horas, eles pedalaram por pontos que integram a rota e conheceram fatos relevantes sobre o desenvolvimento de Jundiaí. A atividade faz parte da comemoração dos 362 anos de aniversário da cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

A Rota Turística do Centro Histórico é a quinta a integrar as rotas da cidade e foi lançada em agosto deste ano pelas Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo e de Cultura. Durante o passeio, foram apresentadas 20 das 100 placas trilíngues (português, inglês e italiano) que serão instaladas em todos os pontos de interesse de visitação.

Ponto de partida foi no Largo do Cemitério, importante marco na história da cidade

Ele próprio conduzindo uma pequena bike e em companhia da filha, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explicou que o objetivo do passeio foi fomentar o interesse pela história da cidade e oferecer conhecimento aliado à prática esportiva. “Temos prédios tombados importantíssimos que nem todo mundo sabe o que aconteceu no local no passado. A Catedral Nossa Senhora do Desterro, o Teatro Polytheama e o Museu Solar do Barão são alguns exemplos, mas há outros com história muito ricas que merecem ser contadas”, comentou.

A Rota conta com pontos de interesse ricos em histórias que merecem ser contadas, diz Peroni

O passeio começou às 10h30 e teve seu ponto de partida no Largo do Cemitério, que tem marcas da época de 1860. De lá, o grupo partiu para o Largo das Rosas, onde estão localizados dois importantes marcos da história jundiaiense: o Hospital São Vicente de Paulo, de 1902 e a antiga Fratellanza (Casa da Saúde), de 1904.

Um pouco mais adiante, os ciclistas conheceram referências históricas do Largo São Bento, onde funcionou a antiga fábrica de vinhos de Hermes Traldi, em 1936, além, é claro, do Mosteiro de São Bento, construído em 1670. Na metade do percurso, a parada foi o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão, onde foi oferecido um café de confraternização para os participantes.

De acordo com a Prefeitura, o lançamento da Rota Turística do Centro vem ao encontro da proposta de valorização dos patrimônios da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/11/passeio-ciclistico-divulga-rota-turistica-do-centro/
Leia mais sobre ,