Caminhada celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicada em 03/12/2017 às 12:49

Prefeito prestigia evento em comemoração Ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Reunir e conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com deficiência foi o objetivo da Caminhada Inclusiva, realizada na manhã de domingo (3), no Parque da Cidade. Organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência (PCD) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o evento celebrou os 25 anos do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

LEIA TAMBÉM
Ações para pessoas com deficiência são discutidas em encontro

Durante o ato comemorativo, que contou com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e da primeira-dama Vanessa Machado, foram realizadas apresentações do PEAMA (capoeira), do Clube dos Surdos (música) e do canil da Guarda Municipal (GM). “Jundiaí é uma cidade que precisa se adaptar para atender a todos. Já tivemos muitos avanços fazendo com que as pessoas com deficiência participem de obras e projetos, no sentido de minimizar os impactos e tornar os espaços acessíveis. Estamos trabalhando para que a cidade atenda cada vez mais pessoas”, ressalta o Chefe do Executivo. Entre os trabalhos desenvolvidos neste ano, Luiz cita a qualificação dos motoristas do transporte público, em curso específico para orientação sobre como atender usuários com deficiências.

Caminha Inclusiva foi realizada no Parque da Cidade, na manhã de domingo (3)

Em dados

Segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 24% da população de Jundiaí possui algum tipo de deficiência. “Não temos um detalhamento sobre como e onde estão. É um número expressivo, tendo em vista que a população atual é estimada em 409 mil habitantes. Essas pessoas fazem compras, se divertem e estudam. Por isso é necessário pensar a cidade prevendo a acessibilidade, como está sendo feito agora, com a participação de nossos representantes para identificar as falhas e corrigi-las”, detalha presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ivanilde Oliveira de Jesus, deficiente visual.

Nilo Novaes convive com a cadeira de rodas há 23 anos. Trabalhava na área de segurança e ficou sem os movimentos das pernas depois de ser atingido por um tiro. “Desde que passei a usar a cadeira de rodas luto pela acessibilidade das pessoas com deficiência. Jundiaí é uma cidade antiga, mas caminha para ser um município acessível para todos”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/03/caminhada-celebra-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-2/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original