Segurança: aumenta índice de veículos recuperados pelo OCR

Publicada em 28/11/2017 às 18:31

Em Jundiaí, de janeiro a outubro deste ano já foram recuperados mais de 40 veículos furtados ou roubados, número significativamente maior comparado ao mesmo período de 2016 em que foram recuperados 26 veículos. O resultado foi alcançado graças ao sistema OCR (reconhecimento óptico dos caracteres das placas) instalado na Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), e que atua integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) e Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo. Profissionais especializados que atuam junto ao setor passam por atualização constante, o que comprova a efetividade do sistema.

O sistema é uma complexa “cerca virtual” que controla e identifica a entrada de veículos pelos principais acessos a Jundiaí – muitos deles registrando irregularidades, principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto, ou mesmo os adulterados (dublês).

LEIA TAMBÉM
Canil da GMJ conquista o 1º lugar em torneio
Prefeitura mantém ação contra irregularidades na Serra

O sistema é uma complexa “cerca virtual” que controla e identifica a entrada de veículos pelos principais acessos a Jundiaí

Com alta tecnologia e muitas possibilidades em recursos, o sistema faz a leitura em tempo real das placas dos veículos com circulação e atitude suspeita, auxiliando dessa forma na solução de casos de furtos de veículos em Jundiaí e região, a partir do acionamento de um alarme para que a GMJ possa agir. Após a comunicação e o disparo do alarme, as viaturas são direcionadas para o local dos fatos, num procedimento que leva de 5 a 10 minutos para que o condutor seja abordado.

O sistema implantado na GM conta com um banco de dados único, completo, atualizado permanentemente, com o acompanhamento da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), iniciativa da atual gestão para reforçar as ações de prevenção ao crime na cidade.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2017 a queda nos índices criminais foi bastante significativa na maioria das modalidades de delitos, principalmente o furto de veículos: -27% e o roubo: – 48%.

“A eficiência é tão imediata e reconhecida que o setor especializado da GMJ recebe com frequência, profissionais vindos de várias partes do país para orientação na implantação do sistema em suas respectivas regiões. Além da expansão para demais cidades da região e tratativas com o Governo do Estado de São Paulo para compartilharmos o banco de dados existente no setor especializado com o Detecta, atuarmos numa parceria cada vez mais ampla no combate à criminalidade”, destaca o titular da UGSM.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/28/seguranca-aumenta-indice-de-veiculos-recuperados-pelo-ocr/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original