Diretores de escolas participam de aula prática sobre robótica

Publicada em 24/11/2017 às 18:09

Diretores de escolas municipais participaram, nesta sexta-feira (24), de uma oficina no FAB LAB (abreviação do termo em inglês fabrication laboratory) do Sesi Jundiaí, no Jardim São Camilo. O grupo foi conhecer o laboratório, que é um ponto de encontro e conexão de ideias, as quais são materializadas a partir da fabricação digital, eletrônica e programação. A ação é uma das etapas do projeto de robótica a ser iniciado nas Emebs. Os gestores de Educação e de Governo e Finanças, Vasti Ferrari Marques e José Antonio Parimoschi, respectivamente, acompanharam a atividade.

“A ideia é passarmos por várias experiências com diversas empresas para entender as propostas pedagógicas delas, e assim articularmos o trabalho na rede. Estamos tomando o Sesi, que tem alunos premiados em torneio internacional, como referência. Hoje, o mundo é tecnologia e nós precisamos inovar, ampliando as possibilidades dos nossos alunos e preparando-os para um mercado de trabalho que ainda não conhecemos. A robótica abarca todos os conteúdos: pesquisa, matemática, solução de problemas, além de ser um trabalho em equipe”, informou a gestora de Educação.

LEIA TAMBÉM
Na escola, crianças assistem à peça sobre cidadania

Laboratório do Sesi foi apresentado para a equipe da Educação

O grupo participou de uma aula, ministrada pela ex-aluna do Sesi, Juliana Luciano Xavier, chamada de ‘guru’ (facilitadora). Além de conhecer máquinas como a de corte a laser e a de impressão 3D, fizeram atividades práticas. “Foi uma boa experiência. A ideia de introduzirmos robótica, permitindo com que o aluno concretize suas ideias, saindo do plano da teoria, vai atrair bastante as crianças e desenvolver muito o aprendizado”, comentou empolgada a diretora Vera Lúcia Martins Passero, da Emeb Luzia Francisco de Souza Martins, no Ivoturucaia.

Meta
O gestor de Finanças e Governo lembrou que entre as metas do prefeito Luiz Fernando Machado, está a de transformar Jundiaí em um polo de inovação. “Temos como foco trazer qualidade para a nossa rede. Esse é um bom exemplo que podemos levar”, frisou.

Para o diretor de atividades do Sesi, Mario Eugênio Simões Onofre, também foi importante  abrir as portas da instituição para compartilhar conhecimentos. “A escola tem que passar valores e ser inovadora. Estamos abertos à parceria e todos temos a crescer como instituição. Quem ganhará é a cidade.”

Intercâmbio
Em outubro, alunos da equipe Jedi’s, do Sesi Jundiaí CE 179 (Vila Progresso), que conquistaram a “Open Internacional United Kingdom’, um dos principais torneios de robótica do mundo, visitaram escolas municipais para socializar a experiência, já introduzindo as crianças no universo da robótica. A iniciativa atingiu cerca de 500 estudantes.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/24/diretores-de-escolas-participam-de-aula-pratica-sobre-robotica/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original