Parceria permite à Educação receber doação de serviço

Publicada em 14/11/2017 às 19:06

Doação de serviços: Prefeito destacou que a parceria não tem envolvimento financeiro

O prefeito Luiz Fernando Machado assinou, nesta terça-feira (14), termo de cooperação que permite a Unidade de Gestão de Educação (UGE) receber doação de serviço da Anhanguera Educacional – Grupo Kroton, um dos maiores grupos de educação do mundo. A celebração da primeira parceria da UGE com instituição privada, sem ônus aos cofres públicos, ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e contou com a presença de alunos da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas.

A modalidade está prevista no Decreto 26.958, de 1º de julho de 2017. A chamada pública para os interessados foi realizada em setembro e o processo foi concluído em outubro. Inicialmente, a parceria envolverá sete escolas municipais: Professor Antonio Adelino Brandão (Morada das Vinhas), Professor Fábio Rodrigues Mendes (Engordadouro), Ivo de Bona (Almerinda Chaves), Janet Ferreira Prado (Vila Nambi), Joaquim Candelário de Freitas (Cidade Luiza), Professor Pedro Clarismundo Fornari (Rio Acima) e Rotary Clube (Anhangabaú).

Na prática, a Fundação Anhanguera – Grupo Kroton trabalhará em quatro frentes: realizará um diagnóstico voltado às necessidades de capacitação tanto dos professores como dos servidores e promoverá programas de formação e capacitação nas escolas; fará um plano de ação para a melhoria do desempenho administrativo das Emebs, auxiliando na padronização dos procedimentos administrativos, buscando o autogerenciamento, a eficiência, a racionalização e a otimização dos recursos disponíveis; detectará os alunos que necessitam de intervenções psicológicas e assegurará atendimento terapêutico deles e de seus familiares; e fará um levantamento da estrutura dos prédios das escolas, com indicação das adaptações necessárias.

“Essa é uma parceria interessante. Não haverá envolvimento financeiro, será uma doação de serviços, ou melhor, de pessoas. Os alunos e a equipe da Anhanguera poderão ofertar a vivência deles nessas sete escolas. Daqui um ano, reuniremos todas, em um festival, para ver o reflexo dessa iniciativa”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Parceria é a primeira realizada pela Unidade de Educação e prevê a qualificação das ações

O gestor da Unidade de Gestão e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, acrescentou que a administração tem vocação para estabelecer parcerias, com foco no desenvolvimento da cidade. “Essa primeira, feita com a Kroton, vai beneficiar o nosso principal ativo, as crianças, trazendo um ganho de qualidade para a educação municipal. É uma parceria que traz uma inovação grande para administração, que quer desenvolvimento, aliado a qualidade de vida e com investimento na educação. Esperamos que essas sete escolas sirvam de referência e, quem sabe, estenderemos o projeto para as demais”, comentou.

Extensão universitária
Para a gestora da Unidade de Educação, Vasti Ferrari Marques, haverá uma troca de conhecimentos. “Essa iniciativa é uma via de mão dupla. Estamos abrindo as portas das nossas escolas, também por entendermos que a formação universitária passa pelo caminho da vivência e da convivência. Será um momento rico de aprendizagem.”

Para a Anhanguera Educação – Grupo Kroton, o novo projeto chega para consolidar as diversas ações de transformação social realizadas pelo grupo de educação em todo o país, e que já beneficiam atualmente mais de três milhões de pessoas.

“É preciso que as crianças tenham o exemplo do que vai transformar a vida delas: educação e cultura. Estamos dando um passo importante com essa parceria”, enfatizou o diretor da unidade Anhanguera Jundiaí, Carlos Alexandre Miglinseu.

A coordenação e o acompanhamento das atividades desenvolvidas serão feitos pela Unidade de Educação e pela Anhanguera de Jundiaí, por meio da direção da unidade, da coordenação de operações, coordenação pedagógica e das coordenações dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Pedagogia e Psicologia.

O convênio terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado até 24 meses.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente administrativo da Kroton, Maron Guimarães; o responsável pelo Núcleo de Inovação e Práticas Educacionais da Kroton, Emanuel Santana; diretores e supervisores da UGE; além dos diretores das escolas envolvidas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/14/parceria-permite-a-educacao-receber-doacao-de-servico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original