Mesa redonda sobre febre amarela reúne estudantes e especialistas

Publicada em 13/11/2017 às 17:42

Mesa redonda sobre febre amarela foi realizada no auditória da FMJ, para esclarecer situação aos estudantes

Jundiaí é área de risco de transmissão de febre amarela, e, por isso, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) promoveu, nessa segunda-feira (13), mesa redonda com objetivo de discutir e apresentar a situação da região em relação à doença para estudantes e público em geral. Os esclarecimentos foram feitos pelos especialistas da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e FMJ.

O evento foi voltado para estudantes de medicina e para a população. Estiveram presentes no evento na condição de palestrante: Dra. Patricia Bonazzi, médica infectologista da FMJ; Dra Magda Yuriko Ikeda, médica da Vigilância Epidemiológica; Maria do Carmo Possidente, enfermeira e Coordenadora do Programa de Imunização Municipal; Dr. Carlos Hitoshi Ozahata, médico Veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoses; Dra. Fauzia Raiza, sanitarista e Diretora de Vigilância em Saúde.

LEIA TAMBÉM
Ação ‘Todos juntos contra o aedes’ localiza larvas em duas residências

Além dos estudantes, compareceram ao evento: Cinara Freddo, enfermeira e Gerente da Vigilância Epidemiológica e os professores da FMJ: Stephan Cunha Ujvari, Alcione Vendramin e Alexandre Lourenço.

A médica da FMJ, Patricia explicou a história da febre amarela, já a Dra. Magda abordou aspectos e diagnósticos. “O Brasil, em abril deste ano, acatou a decisão da OMS (Organização Mundial da Saúde) que considera uma dose da vacina suficiente para imunização”.

A médica solicitou aos futuros médicos precisão ao entrevistar um paciente. “Quadro febril agudo por mais de 6 dias, icterícia, local onde esteve nos últimos 15 dias devem ser anotados na ficha do doente e pode caracterizar febre amarela”.

Sobre a vacinação, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo, esclarece que foram vacinados 271.497 pessoas em Jundiaí, sendo que 222.300 no período de 21 de agosto a 31 de outubro. “Já atingimos 90% de cobertura”, comemora. A enfermeira agradeceu o envolvimento da Prefeitura e enfatizou a importância do trabalho em conjunto. “Trabalhamos em equipe. Todos juntos contra a febre amarela”.

Ozahata falou do vetor e do hospedeiro, do mosquito e do macaco e fez questão de explicar algumas orientações de segurança que colaboram com o trabalho da Zoonoses. Para encerrar a manhã de discussão, a diretora da Vigilância, Fauzia concluiu que o monitoramento vai continuar e recomendou: “Todos devem se vacinar. A vacina previne realmente a doença”.

O evento foi promovido pela Liga de Infectologia e a Disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Jundiaí e contou com a colaboração e apoio: Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Zoonoses e Europharma.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/13/mesa-redonda-sobre-febre-amarela-reune-estudantes-e-especialistas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original