Solar do Barão: Exposição sobre trabalhadores termina dia 29

Publicada em 26/10/2017 às 12:47

Museu permanecerá fechado de 30 de outubro a 1º de dezembro para receber a Exposição de Presépios

A exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores” montada no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão), desde junho poderá ser visitada pelo público até domingo (29), com entrada franca, quando será desmontada. A informação é do diretor do Museu, Paulo Vicentini.

Segundo Vicentini, o Museu permanecerá fechado de 30 de outubro a 1º de dezembro, para que suas dependências possam ser preparadas para receber a Exposição de Presépios 2017, um dos eventos mais tradicionais de Jundiaí e que atrai visitantes de toda a região.

LEIA TAMBÉM
Encontro de Corais: inscrições terminam dia 28

Com relação aos jardins do Solar do Barão, o público terá acesso somente no período de 6 a 15 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Após o dia 15, o local também passará por mudanças já que alguns presépios deverão ser montados na área externa do Museu.

A exposição
O percurso da visita da exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores” foi pensado para que, por meio das ferramentas de trabalho, fotos, documentos e objetos diversos, o visitante conheça e compreenda a qualidade de vida, sofrimentos e satisfações dos trabalhadores.

Quem for ao Museu verá os instrumentos laborais dos séculos 19 e 20 utilizados por arquivistas, arqueólogos, historiadores, agricultores, construtores de estradas de ferro, industriários e, em especial, pelas mulheres, como forma de dar ênfase no trabalhador, que é quem os maneja.

Há também vídeos interativos com imagens da plantação e colheita de uva, da vida dos ferroviários e entrevistas de depoimentos de trabalhadores.

Funcionamento
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e seu horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, com horário estendido, das 9h às 16h. Os telefones para contato do Solar são (11) 4521-6259 e 4586-8414.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/26/solar-do-barao-exposicao-sobre-memorias-dos-trabalhadores-termina-dia-29/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original