GMJ liberta pássaros aprisionados ilegalmente em gaiolas e armadilhas

Publicada em 17/10/2017 às 17:38

Na Serra do Japi, a soltura dos cinco exemplares variados presos em gaiolas juntamente com a armadilha

A captura ilegal e o consequente tráfico de animais silvestres são considerados formas persistentes de impunidade criminal que mais assolam o país. A cada ano, um número preocupante de animais é retirado do meio ambiente natural para ser vendido como mercadoria. Ao realizar um amplo trabalho de prevenção e conscientização, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – por meio da Divisão Florestal (DF) – efetua periodicamente a retenção e soltura de animais silvestres capturados ilegalmente, configurando crime ambiental. Para que as ações sejam cada vez mais efetivas, a Divisão realiza palestras junto às crianças nas escolas, utilizando-se de uma didática com o objetivo de operar mudanças reais e trazer benefícios concretos e permanentes à natureza, para o bem-estar de toda comunidade.

De acordo com as informações do Centro de Inteligência e Estatística (CIE) da GMJ, em 2015 foram recolhidas pela GMJ aproximadamente 32 espécies; no ano seguinte foram 48; e de janeiro a agosto de 2017, uma queda bastante significativa: três exemplares.

LEIA TAMBÉM
GGIM acompanha as propostas do Comitê de Proteção da Serra do Japi

Agora em outubro uma ocorrência foi registrada no Jardim Sorocabana, quando patrulheiros do Grupamento Florestal, com o apoio de equipe da Especializada Canil, detiveram um homem portando cinco gaiolas e armadilha. O Centro de Operações Táticas (COT) obteve a informação de que o morador do bairro (que confessou a prática da caça) estava em posse de gaiolas contendo aves como: duas coleirinhas, um azulão, um galo da campina e um bigodinho, fato que chamou a atenção das equipes em patrulhamento pela região.

Após os esclarecimentos, a autoridade policial indiciou o morador por apreensão de animais silvestres baseando-se na Lei nº 9605/98 sobre Crimes Ambientais. Mais tarde, por determinação do delegado, os guardas municipais libertaram os pássaros em seu habitat natural: a Serra do Japi.

Todo material foi recolhido durante o patrulhamento comunitário realizado pelo Canil

O inspetor responsável pela Divisão Florestal da GMJ, Paulo Vicente Soares, esteve na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), para acompanhar a ocorrência.

O trabalho educativo realizado pelo setor especializado da instituição reforça junto aos jovens e adultos que as leis brasileiras proíbem a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha do animal silvestre bem como de seus ninhos, abrigos e criadouros naturais. Especificamente a Lei nº 9.605/98 determina a pena de detenção de seis meses a um ano e multa para o crime de “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.”

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/17/gmj-liberta-passaros-aprisionados-ilegalmente-em-gaiolas-e-armadilhas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original