Educadores participam de aula prática sobre horta orgânica

Publicada em 11/10/2017 às 17:30

A atividade contempla as ações para incentivar a alimentação saudável dos alunos

Profissionais de escolas municipais, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores, aprenderam na prática, nesta quarta-feira (11), a cultivar hortas orgânicas. O grupo participou de uma formação no Vale Verde, desenvolvida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação (UGE) em parceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

A atividade integra o projeto horta escolar, retomado no início deste semestre, para envolver os alunos no cultivo de alimentos que não gostam de consumir, a fim de estimulá-los a experimentar, efetivando a educação nutricional. Em torno de 300 educadores participaram da ação. Divididos em grupos, eles conheceram em detalhes o cultivos de hortaliças como a alface, o agrião e a rúcula, de alguns legumes como o pepino e a abobrinha, e de frutas como o morango. As explicações foram dadas por estudantes e professores do curso de agronomia da Etec Benedito Storani, e pelos engenheiros agrônomos da UGAAT.

LEIA TAMBÉM
Centro de Línguas divulga lista de classificados por renda

“Em cada estação de trabalho, eles aprendem um tipo de técnica. Temos desde o cultivo suspenso, ao cultivo em canteiros e bags. O objetivo é que os educadores se apropriem do conhecimento e adequem a realidade que eles possuem nas unidades escolares, fazendo o link da horta com as diversas áreas do conhecimento”, destacou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, que acompanhou a atividade.

Próximos passos
De acordo com a diretora de Alimentação e Nutrição da UGE, nutricionista Maria Angela Delgado, o próximo passo será iniciar o plantio junto com as crianças. “A ideia é fazer um amplo trabalho sobre alimentação saudável, conversando com professores e envolvendo as crianças e as famílias. Objetivamos mudar os hábitos alimentares, inserindo algo positivo na vida dos nossos alunos. Hoje, essa formação foi fundamental, além de muito positiva”, frisou.

A professora Valdirene Marques Lucas, da Emeb Professor Pedro Clarismundo Fornari foi uma das que saíram empolgadas do Vale Verde. “No passado, tivemos uma horta, e a ideia é retomá-la, ainda mais porque estamos em uma área rural. Gostei tanto que também pretendo montar uma hortinha em casa”, comentou.

O projeto está sendo realizado em 32 unidades, com perspectiva de expansão para todo os Sistema Municipal de Educação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/11/educadores-participam-de-aula-pratica-sobre-horta-organica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original