Jundiaí atinge 92% de cura com tratamento de Hepatite C

Publicada em 06/10/2017 às 15:34

Tratamento fornecido pelo SUS tem cura de 92% dos pacientes atendidos em Jundiaí

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) de Jundiaí apresentou os resultados conseguidos com o tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com Hepatite C no Congresso Brasileiro de Infectologia, realizado em setembro, no Rio de Janeiro. A terapia, de alto custo fornecida pelo Ministério da Saúde para doentes que se encaixam no parâmetro estabelecido, resultou na cura de 92% dos 153 doentes tratados na cidade. Com a flexibilização dos parâmetros para o tratamento público pelo governo federal, a expectativa é ampliar para mais pessoas a possibilidade de cura.

De acordo com a médica infectologista coordenadora do Programa Municipal de Aids e Hepatites Virais, Flávia Moraes Gennari Pinheiro, o resultado conseguido em Jundiaí se equipara a oferta de grandes centros de tratamento.  “Os índices propagados na Europa é de 96% de cura. Conseguimos 92%, num sistema público com atendimento para a microrregião de Jundiaí. É um resultado a ser comemorado”, comenta a médica.

LEIA TAMBÉM
Parque da Uva será posto de vacinação contra febre amarela

Os resultados apresentados no Congresso são referentes até fevereiro deste ano, porém, até agora 256 pessoas estavam ou estão submetidas ao tratamento medicamentoso, que é feito três drogas diferentes, em comprimidos, ingeridas diariamente por até seis meses. Os resultados só são medidos após três meses de finalizado o tratamento. “A resposta é muito boa e há poucos efeitos colaterais. Jundiaí recebe, em média dois novos pacientes para tratamento”, detalha.

Contaminação
A Hepatite C é uma doença contraída pelo contato com o sangue contaminado. Por apresentar sintomas apenas em estágio avançado, a infectologista ressalta a importância da busca pelos exames gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou no próprio ambulatório (Rua Conde Montesanto, 480, Vianelo).

“Antes de 1993 não existia a testagem para a doença nas doações de sangue, por isso há risco para quem precisou de transfusões antes daquele período. O uso de drogas injetáveis e até alicates de cutícula podem transmitir a doença. Em setembro, Ministério da Saúde flexibilizou o protocolo para o tratamento e as pessoas  com fibrose no fígado em nível 2 podem receber a medicação gratuitamente, desde que se atendam às demais exigências”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/06/jundiai-atinge-92-de-cura-com-tratamento-de-hepatite-c/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original