Cantinho da Leitura estimula a criatividade das crianças

Publicada em 05/10/2017 às 16:34

Projeto tem a proposta de estimular o hábito da leitura entre as crianças

Um momento para estimular o hábito da leitura e também promover a confraternização na comunidade infantil dos núcleos. Este é o objetivo do projeto “Cantinho da Leitura”, realizado há três anos de forma itinerante pela equipe do Programa de Suplementação Alimentar (PSA) da FUMAS nos núcleos assistidos pela Fundação. Atualmente desenvolvido nos centros comunitários dos Jardins Fepasa, Novo Horizonte 1 e 2 e atendendo cerca de 150 crianças por semana, o projeto já passou pelo Parque Centenário, Jardins Sorocabana, São Camilo e Santa Gertrudes.

“Levamos as caixas de livros nos centros comunitários e a voluntária do ‘Cantinho’ nos ajuda a montar o espaço para receber as crianças”, conta a agente de serviços operacionais da FUMAS, Elaine Souza de Paula, que atualmente desenvolve as atividades junto aos núcleos. “Temos cerca de 60 títulos diferentes de livros, que foram doados pela iniciativa privada e também por funcionários da FUMAS. Esses livros são disponibilizados para empréstimo e as crianças levam para casa junto com uma ficha de leitura, para responder perguntas sobre o conteúdo lido”, completa Elaine.

LEIA TAMBÉM
Jardim Fepasa participa do Mc Tour

Além da biblioteca itinerante, o “Cantinho da Leitura” também promove oficinas de desenho e artesanato para as crianças e suas mães. “Percebemos que elas adoram desenhar e, quando os filhos começam a fazer as atividades, participam junto”, conta, lembrando que esse interesse das mães também motivou a arrecadar doações de livros adultos para integrar o programa. “Elas estão gostando de ler e, para a grande maioria, é um hábito totalmente novo”.

Mãe de dois filhos pequenos – Kethylin, de oito, e Davi, de um ano e meio –, a salgadeira Eliana Lopes de Souza, de 31 anos, está há quatro meses atuando como voluntária do “Cantinho da Leitura” e toda quarta-feira é ela quem monta o espaço no Centro Comunitário do Jardim Novo Horizonte 2. Eliana segue os passos de sua mãe, dona Maria Lopes de Souza, que há cinco anos trabalha como voluntária na distribuição da sopa. “As crianças gostam muito das brincadeiras”, destaca.

Material reciclado
Para realizar as atividades propostas, Elaine utiliza materiais recicláveis, como garrafas PET, potes de sorvete, E.V.A., tampinhas de refrigerante, entre outras peças. “A ideia é estimular a criatividade das crianças, como essa plaquinha de Jogo da Velha, que estamos montando por causa do Dia das Crianças. O ‘Cantinho da Leitura’ é um projeto que fazemos com muito amor pelas crianças. Nos dá a certeza de que estamos plantando boas sementes para o futuro”, conclui a agente.

Assessoria de Imprensa – FUMAS
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/05/cantinho-da-leitura-estimula-a-criatividade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original