Troca de experiência: alunos recebem vencedores de torneio de robótica

Publicada em 03/10/2017 às 18:33

O intercâmbio entre os alunos fortalece a proposta de transformar Jundiaí em um polo de inovação

Alunos de escolas municipais estão recebendo a visita de estudantes da equipe Jedi’s, do Sesi Jundiaí CE 179 (Vila Progresso), que conquistaram a “Open Internacional United Kingdom’, um dos principais torneios de robótica do mundo. A atividade vem ao encontro das metas do prefeito Luiz Fernando Machado de transformar Jundiaí em um polo de inovação com capacidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, geração e difusão de conhecimento para formação das nossas crianças e jovens.

A primeira escola a receber a visita, nesta segunda-feira (2), foi a Emeb Professora Maria José Maia de Toledo, no Jardim São Camilo. Os oito alunos da equipe Jedi’s, caracterizados como os personagens da série Star Wars, contaram para as crianças como foi a experiência de ir ao Reino Unido para competir em um dos principais torneios de robótica do mundo, com 93 times de 37 países, e trazer para o Brasil o troféu de primeiro lugar no quesito Desempenho do Robô. Eles também levaram o robô para interagir com os alunos dos primeiros e segundos anos.

LEIA TAMBÉM
Educação de Jovens e Adultos recebe matrículas até quinta-feira

“Fomos convidados para compartilhar essa experiência e para mostrar o que é a robótica, como ela funciona e sua importância nos dias atuais, onde tudo é voltado para tecnologia. Quanto mais cedo as crianças entrarem em contato com esse mundo, mais facilidades terão, principalmente, na vida profissional”, comentou o técnico da equipe, Clayton Rafael Ribeiro Júnior, analista de sistemas.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Educação, José Antonio Parimoschi, a proposta da administração municipal é inserir no processo educacional das crianças temas que já são, e serão ainda mais no futuro breve, de grande importância para a formação de jovens preparados para enfrentar os desafios do mundo globalizado e as novas profissões que ainda estão por surgir. “Além de ajudar a desenvolver o raciocínio lógico, cálculo, a robótica e a automação são duas áreas que abrigarão os profissionais de mercado mais qualificados.”

Nos próximos dias, mais três escolas serão visitadas: Emeb Professora Beatriz Blattner Pupo (Novo Horizonte), Emeb Professora Isabel Christina Marques de Oliveira (Guanabara) e Emeb Professor Carlos Foot Guimarães (Santa Gertrudes). Em novembro, a UGE realizará uma oficina com os gestores responsáveis pelo projeto no Sesi para discutir as estratégias de como inserir este projeto na rede municipal nos próximos anos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/03/troca-de-experiencia-alunos-recebem-vencedores-de-torneio-de-robotica/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original