Ação de prevenção ao câncer bucal será realizada no Centro

Publicada em 25/09/2017 às 17:34

Exames preventivos de câncer bucal serão oferecidos gratuitamente, dia 7, na Praça Governador Pedro de Toledo

Com o apoio institucional da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a campanha “Sorria para a Vida”, organizada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD),Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Jundiaí (APCD), realiza, no sábado (7), exames de diagnóstico precoce de câncer bucal e HPV, na Praça Governador Pedro de Toledo, das 9h às 17h.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí recebe prêmio de Controle da Tuberculose

O câncer de boca surge, geralmente, como uma úlcera (ferida) indolor sem cicatrização. No entanto, a doença também pode se manifestar em formas de manchas e caroços. “O câncer bucal é uma doença silenciosa e grave. O Brasil tem a terceira maior incidência da doença no mundo, perdendo apenas para a Índia e para a República Tcheca. O diagnóstico precoce pode reduzir o índice de óbitos, que chega a um terço dos casos”, explica o dentista José Antonio Kachan Júnior, Delegado Seccional Jundiaí do Conselho Regional de Odontologia (CROSP).

No evento, cerca de 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, atenderão a população em duas vans adaptadas como consultório dentário ambulante. “O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa pode ser examinada, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes”, comenta. Os casos suspeitos serão encaminhados para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital São Vicente de Paulo. Caso o diagnóstico de câncer bucal seja confirmado, o paciente passará a receber o tratamento para a doença.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/25/acao-de-prevencao-ao-cancer-bucal-sera-realizada-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original