Jundiaí recebe prêmio de Controle da Tuberculose

Publicada em 22/09/2017 às 17:56

Tosse por mais de duas semanas é um dos sintomas da tuberculose

Pelo nono ano consecutivo, Jundiaí atinge a meta de cura da tuberculose preconizada pelo Ministério da Saúde. Com 89% dos casos curados, a cidade receberá, na segunda-feira (25), prêmio de Desempenho nas Ações de Controle de Tuberculose, durante o Fórum Anual da Tuberculose, realizado Divisão de Tuberculose, do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Municípios debatem convênios com Grendacc

Segundo a médica da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Sandra Ervolino, responsável pelo programa contra a doença na cidade, anualmente, são registrados 100 novos casos de tuberculose. “O tratamento varia entre seis meses e um ano. A busca ativa é fundamental para o bom resultado. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são capacitadas para identificar casos suspeitos e encaminhar para a realização do exame. Além do tratamento com o paciente, os comunicantes (pessoas de contato direto) também são examinados e, se necessário, tratados”, comenta.

Cada doente sem tratamento pode contaminar outros 14 indivíduos no período de 12 meses. O exame de escarro, que identifica a o Bacilo de Kock (causador da doença), está disponível em toda a rede, gratuitamente e não há necessidade de encaminhamento médico para a realização.

Jundiaí tem o trabalho de atenção à tuberculose reconhecido desde 2008. O índice de cura preconizado pelo Ministério da Saúde é de 85%, porcentagem que vem sendo superada pela cidade. “O primeiro sinal de alerta é a tosse persistente, por mais de duas semanas. A recorrência de pneumonia também é um fator de risco, assim como ter diabetes, HIV ou outras doenças imunossupressoras”, detalha.

Assessoria de imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/22/jundiai-recebe-premio-de-controle-da-tuberculose/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original