Jardim das Tulipas é o primeiro bairro a receber um núcleo de Defesa Civil

Publicada em 18/09/2017 às 12:40

A Coordenadoria da Defesa Civil de Jundiaí iniciou, nesta semana, o programa de criação de seus núcleos em alguns bairros, em especial aqueles que se dão em áreas de risco. O primeiro bairro a receber o serviço, denominado NUDEC (Núcleo de Defesa Civil), será o Jardim das Tulipas, localizado na zona oeste da cidade.

A primeira reunião entre os integrantes do NUDEC Tulipas será às 9h do próximo domingo (24), na Escola Estadual Professora Maria de Almeida Schledorn, que fica na avenida Adelino Martins, 1.113.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura busca recursos para obras no Jardim Fepasa

Bacia de Amortecimento está em construção, às margens do rio Jundiaí

De acordo com o coronel-PM Mauro Minoro Takara, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, trata-se de ação preconizada pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e que trará resultados bastante positivos. “Os NUDECs são núcleos comunitários de Defesa Civil que tem por objetivo o desenvolvimento de um processo de orientação permanente para a prevenção ou minimização das consequências dos desastres”, explicou o coronel.

“A transversalidade imposta pela administração do prefeito Luiz Fernando Machado para a realização de nossas ações não fica somente entre as várias unidades de gestão. Ela também se estende a órgãos externos e, principalmente, às comunidades-alvo. Assim, nesse trabalho dos NUDECs, estamos juntos com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, unidades municipais de gestão e os moradores de cada bairro envolvido”, completou Minoro.

Outros bairros
A criação de NUDECs para outros bairros está prevista de forma gradativa. O segundo núcleo será implantado no Jardim Santa Gertrudes, já no mês de outubro. “Com os dois primeiros NUDECs criados e funcionando como projeto-piloto, estaremos acompanhando as ações e nos valendo delas para o aperfeiçoamento dos próximos que surgirão adiante”, finalizou o coronel Minoro.

Obras
Nem só o aspecto comportamental dos moradores está contemplado para o combate às enchentes, que até agora, têm prejudicado o Jardim das Tulipas. Algumas obras já anunciadas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) – e que estão em andamento – serão acompanhadas também pelos integrantes do NUDEC.

Dentre elas estão a construção de galerias de águas pluviais e de duas bacias de amortecimento d’água (piscinões), além da ampliação do dique de contenção de chuvas e desassoreamento de trecho de 3,5 quilômetros do Rio Jundiaí. A previsão para a conclusão dessas obras é até o final deste ano.

As obras serão realizadas em etapas, sendo que a construção de uma das bacias de amortecimento já começou.

“O padrão das chuvas mudou e o que havia sido dimensionado para uma capacidade, agora não comporta a quantidade de água em um curto espaço de tempo. A região baixa do Jardim Tulipas, às margens do rio Jundiaí, recebe toda a água da parte alta do bairro, o que significa 1,7 mil litros por segundo. As galerias não comportam. Parte da solução é a construção de uma nova galeria pluvial, de maior capacidade, que desembocará em uma bacia de amortecimento, no final da rua Vereador Pedro Ribeiro”, explicou o coordenador executivo de Obras e Infraestrutura da UGISP, Ademir Pedro Victor.

Participação
Para participar da primeira reunião do NUDEC não há a necessidade de inscrições prévias. Todos os moradores estão convidados e poderão comparecer à Escola. Ao final da reunião, os moradores interessados farão o devido credenciamento e, assim, estarão fazendo parte integrante do núcleo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/18/jardim-das-tulipas-e-o-primeiro-bairro-a-receber-um-nucleo-de-defesa-civil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original