Semana Nacional do Trânsito começa nesta segunda-feira (18)

Publicada em 15/09/2017 às 18:23

Para comemorar a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), vai realizar diversas ações a fim de conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

A abertura será nesta segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal. No mesmo dia, às 14h, no Centro de Referência do Idoso (CRIJU), haverá orientação destinada aos idosos sobre cuidados ao realizar a travessia de pedestre.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura retoma mutirão de limpeza nos terminais
Terminais urbanos vão receber ação de grafitagem

Definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o tema a ser trabalhado este ano será “Minha escolha faz diferença no trânsito”, acompanhando a evolução das ações de campanha de educação de trânsito dos anos anteriores, priorizando a segurança viária, já que todas as pessoas fazem parte do trânsito.

A partir desse período de atividades, os Agentes de Trânsito começarão a utilizar o novo uniforme operacional com as cores verde-limão e preto, que foram adquiridos no ano passado com conclusão de adequação neste ano, com o objetivo de reforçar a identidade visual junto à comunidade em suas ações operacionais.

A Diretoria de Trânsito tem investido em ações que visam aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes e mortes através do convênio firmado com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é reduzir pela metade os óbitos no trânsito até 2020.

Entre os diversos projetos estão a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres (lombofaixas), defronte as escolas e hospitais como na Rua Anchieta, próximo ao Hospital São Vicente de Paulo, rua Professor Luiz Rosa, em frente ao Hospital Santa Elisa, Rua XV de Novembro em frente ao Hospital Paulo Sacramento, rua General Carneiro em frente ao Colégio Divino Salvador e Avenida Antônio Segre, próximo ao Sesão.

Além disso, está prevista a instalação de um semáforo com botoeira na avenida Doutor Olavo Guimarães, a manutenção de sinalização horizontal com revisão de reposicionamento e reforço com as adequações necessárias, bem como a manutenção de sinalização horizontal em toda a cidade.

Programação
Durante a semana serão realizadas outras ações. Na terça-feira (19), às 7h30, pais de alunos do Sesão receberão orientações educativas sobre o trânsito. Mais tarde, às 16h, o Sesão receberá o projeto Agente Mirim. Na prática, a ação consiste em orientar as crianças na porta das escolas. Em seguida, os alunos recebem um talão de multa educativo e percorrem o bairro juntamente com agentes de trânsito para observarem as irregularidades ao redor.

Uma ação para orientação de travessia de pedestres será realizada dia 20, às 9h, em frente ao Mosteiro São Bento. No mesmo dia, mas às 12h, a Emeb José Leme do Prado receberá o projeto Agente Mirim.

Na quinta-feira (21), às 9h, serão reforçadas as orientações para travessia no Terminal Central. Às 12h, na Emeb Ivo de Bona, será a vez dos alunos participarem do Projeto Agente Mirim.

Na sexta-feira (22), às 7h30, os alunos da Emeb Janet Ferreira Prado vão receber orientações sobre educação no trânsito e, partir das 14h30, no Centro de Estudos e Lazer da Melhor Idade (Celmi), será a vez dos idosos aprender um pouco mais sobre os cuidados nas vias.

No sábado (23), das 14h às 17h, ações de divulgação da Semana Nacional do Trânsito serão divulgadas no Maxi Shopping Jundiaí. No domingo, das 10h às 12h, a ação será no Parque da Cidade com dicas de cinto de segurança e cadeirinha. Encerrando a programação, na segunda-feira (25), às 14h, as orientações serão para os alunos do Colégio Amanhecer.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/15/semana-nacional-do-transito-comeca-nesta-segunda-feira-18/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original