Dia “D” Multivacinação terá reforço de vacina meningite C

Publicada em 15/09/2017 às 18:46

Cinco UBSs ficam abertas, sábado (16), para imunizar população contra febre amarela, atualizar carteira vacinal e reforço contra meningite C

O Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Multivacinação será sábado (16) e, além da atualização da carteira vacinal de crianças, o Ministério da Saúde orienta para a aplicação do reforço da vacina contra meningite C para jovens entre 12 e 13 anos. Jundiaí terá cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para o atendimento da população. Os postos também disponibilizarão doses contra febre amarela.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, com casos ocorrendo ao longo de todo ano, sendo mais comum a aparição das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. Em Jundiaí, neste mês, não há casos confirmados. Apenas dois suspeitos que estão no aguardo de resultados de exames. No ano passado, foram registrados 13 casos da doença no mês de setembro.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí organiza reunião para discutir co-participação para Grendacc

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, a abertura de cinco UBSs se dá para facilitar o acesso dos pais e responsáveis para a imunização dos filhos. “O Ministério da Saúde indicou a necessidade de reforço da dose de Meningite C para adolescentes de 12 e 13 anos. Essa vacina consta no calendário vacinal para ser aplicada nos bebês com três e cinco meses e reforço ao completar um ano. Além dessa vacina, todas as disponíveis na rede serão ofertadas para os públicos-alvo”, detalha.

A dose contra febre amarela também será disponibilizada para toda a população a partir de nove meses de idade. Já a vacina contra HPV, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. As UBSs que estarão abertas em Jundiaí são: Novo Horizonte, Eloy Chaves, Caxambu, Vila Rami e Hortolândia, das 9h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/15/dia-d-multivacinacao-tera-reforco-de-vacina-meningite-c/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original