Abastecimento: DAE aciona a reversão do rio Atibaia

Publicada em 15/09/2017 às 16:54

Casa de Bombas: três das quatro bombas estão ligadas

A DAE Jundiaí deu início, na última quarta-feira (6), à reversão do rio Atibaia. Três bombas estão em operação levando água do rio Atibaia para o rio Jundiaí Mirim.

A medida tem como objetivo manter o nível da Represa de Acumulação (que fica próximo ao Parque da Cidade), em nível operacional adequado para esta época do ano.

LEIA TAMBÉM
Na Vila Esperança, prefeito confere andamento de obra

Segundo o gerente de Operações e Eletromecânica da DAE, Leandro Ferro, a reversão é procedimento usual neste período, de estiagem. “É também uma oportunidade de revisarmos os equipamentos. O mesmo processo ocorre em janeiro, quando é feita a calibração dos medidores de vazão que enviam informações ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica)”, explica.

A captação é realizada em Itatiba, por meio de duas Casas de Bombas, totalizando sete conjuntos de bombas. A unidade tem a capacidade de enviar 1200 litros de água por segundo ao manancial do rio Jundiaí Mirim, por meio de duas adutoras (uma com 700 milímetros e outra com 1200 milímetros de diâmetro).

Rio Atibaia, no trecho de Itatiba, onde ocorre o processo de reversão

O trajeto até o rio Jundiaí Mirim passa pela rodovia Dom Pedro. A captação do rio Atibaia é monitorada, em tempo real, pelo sistema de Telemetria da DAE.

A renovação da outorga que autoriza a DAE a captar água dos rios Atibaia e Jundiaí Mirim, do Ribeirão da Ermida e do Córrego da Estiva foi publicada na Imprensa Oficial do Estado em março de 2017 e tem validade por dez anos.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/15/abastecimento-dae-aciona-a-reversao-do-rio-atibaia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original