Evento discute valorização da vida e combate ao suicídio

Publicada em 31/08/2017 às 20:39

Com a participação de especialistas e depoimentos de pessoas que vivenciaram uma situação de suicídio em suas famílias, a Prefeitura de Jundiaí promoveu, na noite desta quinta-feira (31), o II Encontro de Valorização da Vida, com o tema “Suicídio – Uma Epidemia Calada”. O Teatro Polytheama ficou lotado para o evento, realizado em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Na abertura do Encontro, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a relevância da iniciativa, a qual traz à tona uma discussão muito importante que é vista como um tabu pela sociedade. “É preciso falar sobre aquilo que mata e que, na maioria dos casos, a morte poderia ser evitada. Tenho certeza que a partir do debate realizado esta noite serão construídas políticas públicas que refletirão positivamente na vida das pessoas, especialmente àquelas que sofrem deste mal”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
Conselho da Saúde aprova Plano Plurianual

Segundo o chefe do Executivo, a implementação de tais políticas não pode ser objeto de tabus. “Tenho uma clara visão de que o legado de uma administração não são somente viadutos e outras obras. É preciso trabalhar para que pessoas não morem embaixo desses viadutos. Cuidar da população tem um sentido muito mais amplo e ajudar quem sofre de depressão e corre o risco de atentar contra a própria vida é uma tarefa da qual não vamos fugir”, ressaltou Luiz Fernando.

Teatro Polytheama ficou lotado para o evento, realizado em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV)

Na primeira palestra da noite, o psiquiatra e pesquisador do Programa de Transtornos do Humor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Fernandes, discutiu a influência das redes sociais nas relações humanas. A série “13 Reasons Why” e o jogo “Baleia Azul” e suas relações com os casos de suicídio estiveram entre os assuntos abordados pelo especialista.

Em seguida, foi a vez do porta-voz do CVV Regional SP, Sérgio Antônio Batista, que conversou com os presentes sobre a importância do diálogo em situações que envolvem risco de suicídio. Batista explicou que “falar é a melhor forma de prevenção”.

Também contribuíram com depoimentos Maria Cristina Ramos De Stefano (psiquiatra e autora do livro “Suicídio: Epidemia Calada”), que perdeu um filho por suicídio; Heloísa Helena Cidrin Gama Alves (Assessora técnica de Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social), que falou sobre suicídio entre LGBTs e a diversidade sexual, além de Clara Magalhães (Coordenadora técnica da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza), que falou sobre jovens em situação de vulnerabilidade social.

Durante o evento, o coordenador da Saúde Mental da Unidade de Gestão de Saúde, Alexandre Moreno Sandri, fez o lançamento oficial da cartilha de prevenção ao suicídio, que será distribuída em vários pontos da cidade. O público presente teve a oportunidade, ainda, de conferir uma encenação do grupo Eleve Escola de Circo com a temática do suicídio.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/31/evento-discute-valorizacao-da-vida-e-combate-ao-suicidio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original