Espetáculos teatrais gratuitos invadem os palcos da cidade

Publicada em 31/08/2017 às 18:07

“A Brava”, da Brava Companhia de Teatro, abre a programação do Festeju às 20h

Com a abertura do 1º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), os palcos do Teatro Polytheama e da Sala Jundiaí do Complexo Fepasa abrem suas cortinas para espetáculos teatrais gratuitos, combinados com outras atrações.

Acompanhando os horários de funcionamento estendidos dos equipamentos culturais da cidade, que permanecem abertos das 9h às 16h aos finais de semana, as companhias de teatro da cidade realizam exposições de seus figurinos. O Sesc Jundiaí e o shopping Paineiras, que apoiam o Festival, também recebem exposições.

LEIA TAMBÉM
Pinacoteca recebe apresentação gratuita neste sábado (2)

Confira a programação cultural completa da cidade

Complexo Fepasa
O Complexo Fepasa traz os espetáculos gratuitos do 1º Festeju. Nesta quinta-feira, para a abertura do Festival, a Sala Jundiaí recebe a apresentação “A Brava”, da Brava Companhia de Teatro, às 20h.

Nesta sexta-feira (1), às 20h, está marcado o espetáculo “Divino Picadeiro”, da Companhia Boca Amarela, na Sala Jundiaí. E às 21h, a Cia. de Teatro de Jundiaí faz a releitura de “A serpente” na Sala dos Relógios.

No sábado (2), a programação começa com “O Rico Avarento”, da Companhia Fannan, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), às 11h. E à tarde, a partir das 16h, a Cia. de Teatro Práxis apresenta “Alice” na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa.

No domingo (3) também são duas as apresentações na Sala Jundiaí: às 10h, o Ballet Teatro Oficina apresenta o espetáculo “Piqui Nique” e, às 19h, a Cia. Impulso promove o espetáculo “Por Dentro”.

Programação gratuita dos espetáculos e das oficinas do Festeju prosseguem até o domingo (10) em diversos pontos da cidade.

No Complexo Fepasa, além das atrações gratuitas do Festeju, a Cultura convida a todos para visitar também o Museu da Cia. Paulista, que também fica aberto em horário estendido no fim de semana, das 9h às 16h.
O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro.

Domingo (3) é o último dia da exposição “Solos”, da artista plástica ceramista Angelina Zambelli

Pinacoteca
O Coral Cant’Arte se apresenta gratuitamente na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes neste sábado (2), às 11h. O espetáculo tem como repertório canções da música popular brasileira e a Elaine Freitas.

Já o domingo (3) é o último dia da exposição “Solos”, da artista plástica ceramista Angelina Zambelli. Composta por 15 peças de cerâmica dos mais variados tipos de esmaltes e óxidos cozidas em forno especial à temperatura de 1320° C, mostra traz painéis com chapas de aço ou de madeira e peças.

Quem visitar a Pinacoteca poderá também conferir seu acervo permanente e os quadros em óleo sobre compensado marítimo do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco”.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. O telefone para contato é (11) 4586-2326.

Teatro Polytheama
O Teatro segue com a sua agenda regular. Nesta quinta-feira (31), a partir das 18h, será realizado o 2º Encontro de Valorização da Vida de Jundiaí, cujo tema é Suicídio: a epidemia calada, com depoimentos e palestras de especialistas.

Já esta sexta-feira (1º), às 21h, as cortinas se abrem para o espetáculo de dança “Um certo Canto Brasileiro”, do Studio 3. Espetáculo de balé tem entrada gratuita e ingressos passam a ser distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 13h. Cada interessado pode retirar até dois bilhetes.

Apresentação tem como tema as lembranças que a música traz na vida das pessoas e repertório do espetáculo traz canções brasileiras dos anos 1930 a 1980, com Tim Maia, Caetano Veloso, Maysa Matarazzo, Chico Buarque, Roberto Carlos, Maria Bethânia, Cartola, Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Jamelão, Milton Nascimento, Tom Jobim e Elis Regina.

A bilheteria funciona nesta sexta-feira (1), das 13h às 17h, para venda de ingressos para todas as apresentações do mês e estende atendimento até o espetáculo do dia para distribuição dos ingressos gratuitos da respectiva atração. Já no sábado (2) e domingo (3), bilheteria fica aberta das 14h às 17h e estende atendimento até as 20h nos dois dias para compras somente dos respectivos espetáculos.

O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, e os telefones para contato são (11) 4586-2472 e 4522-0770.

Jardins do Solar foram reabertos após quatro anos de acesso restrito

Museu Histórico e Cultural Solar do Barão
Quem visitar o Museu poderá aproveitar os espaços revitalizados de seus jardins, que contam com novo projeto paisagístico e novos bancos e pergolados, além do jardim japonês com ponte e lago com carpas. O Museu traz ainda seu acervo permanente e a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, com fotos, documentos e ferramentas que revelam a vida dos profissionais atrelados às principais atividades laborais na construção da cidade: a indústria, o campo e a ferrovia.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 e fica aberto no fim de semana das 9h às 16h. Os telefones para contato são (11) 4521-6259 e 4586-8414.

Parque da Cidade
Em comemoração ao “Setembro Dourado”, o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) realiza neste domingo (3) uma caminhada para lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Com concentração às 9h no Jardim Japonês, caminhada contará ainda com exames gratuitos de glicemia, tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial.

O Palco Arena recebe também, das 11h às 14h, o Encontro gratuito Rockabilly Fest, que vai contar com músicas dos anos 1950 e 60, ao som de alguns cantores consagrados como Elvis Presley, Beatles, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Bill Haley e Queen.

Sesc
Acompanhando o sucesso do Sexta no Centro do dia 25 e o Esquenta JundComics do dia 26, o Sesc Jundiaí realiza a 11ª edição da JundComics, tradicional evento de cultura Nerd e Geek. Nesta sexta (1), sábado (2) e domingo (3), evento traz oficinas, bate-papos, intervenções, apresentações e show sobre Cosplay, história em quadrinhos e webcomics, integrando adeptos e novatos no universo fantástico.

CONFIRA AS FOTOS DO SEXTA NO CENTRO E DO ESQUENTA JUNDCOMICS

O Sesc também recebe a exposição de figurinos com as companhias de teatro de Jundiaí em ocasião do Festival de Teatro (Festeju).

O Sesc fica na avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico.

A agenda cultural completa da cidade pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado pelo site.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/31/espetaculos-teatrais-gratuitos-invadem-os-palcos-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original