Jundiaí é a primeira cidade do país a contar com tecnologia em toda frota

Publicada em 29/08/2017 às 19:05

O município será o único no Brasil e o segundo no mundo a ter cobertura em 100% da frota de ônibus

Dentro de aproximadamente 90 dias, Jundiaí se tornará pioneira na implantação de novas tecnologias para o pagamento de tarifas do transporte público. O município será o único no Brasil e o segundo no mundo (Londres foi o primeiro) cuja inovação tecnológica está aliada à gestão da mobilidade urbana com cobertura em 100% da frota de ônibus coletivo. O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta terça-feira (29) durante a Feira Transpúblico 2017, que acontece em São Paulo, até quinta-feira (31).

“Nosso compromisso é implantar um Sistema Inteligente de Mobilidade, em que a tecnologia disponível traduza nas atividades das pessoas um conjunto de facilidades incorporadas no dia a dia do usuário do transporte público. Desta forma Jundiaí deixa de ser uma cidade analógica para se tornar digital, sendo assim, cada vez mais eficaz no oferecimento dos serviços públicos”, afirma o prefeito.

LEIA TAMBÉM
Obras de revitalização dão cara nova ao Terminal Eloy Chaves
Transporte promove blitz educativa para motociclistas

De acordo com o novo sistema, o pagamento da passagem do ônibus também poderá ser feito com cartão de crédito, débito e pré-pago com tecnologia Contactless. As vantagens dos cartões “sem contato” são a facilidade do uso, visto que não precisam de senha, e o tempo de validação mais rápido, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador.

O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Fernando Machado durante a Feira Transpúblico 2017

Este serviço promete agilizar o processo de pagamento e oferece um atendimento mais confortável aos passageiros. Não será preciso que o cliente digite a senha. As vantagens dos cartões “sem contato” são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador.

O pagamento também poderá ser efetuado por um aplicativo disponível em celular IOS e Android, tendo como vantagens a dispensa do uso de qualquer tipo de cartão, além da segurança e comodidade.

Ações futuras
Além destas formas de pagamento, a Prefeitura prevê a implantação do chamado QR code, com as imagens gráficas que já aparecem impressas como as dos cupons de compras e podem ser adquiridos pela internet, celular e máquinas de autoatendimento, além do próprio sistema de compra dos bilhetes.

Da mesma forma, as máquinas de autoatendimento, os ATM’s, pequenas máquinas portáteis tipo “POS”, usados para a venda de todos os tipos de créditos para as viagens, em rede credenciada, poderão estar disponíveis para os usuários.

Estas novas tecnologias chegam para somar às iniciativas como o Bilhete Único, as câmeras de monitoramento e o GPS, facilitando a gestão de serviços.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/29/jundiai-e-a-primeira-cidade-do-pais-a-contar-com-tecnologia-em-toda-a-frota-de-onibus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original