Segurança promove a capacitação de agentes em estande virtual de tiro

Publicada em 23/08/2017 às 16:49

GMs aperfeiçoam permanentemente as técnicas básicas de tiro para abordagem e policiamento comunitário

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos num estande virtual com armamento airsoft (alta tecnologia e resultados efetivos para simulações de operações policiais e, militares com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não letais) possibilita aos guardas municipais que aperfeiçoem as técnicas básicas de tiro, abordagem e policiamento comunitário. O objetivo é que estejam aptos caso sejam designados para missões especiais de combate à violência e criminalidade.

Com esta proposta, a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), por meio do Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp) -Divisão de Ensino da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), promoveu a capacitação de 85 agentes de segurança municipal, entre subinspetores e guardas municipais – nas instalações da Academia da Guarda Municipal “Dr. Ruyrillo de Magalhães”, em Campinas. O supervisor operacional da GMJ, inspetor Cássio Nicola, acompanhou e participou das atividades visando o aperfeiçoamento.

LEIA TAMBÉM
Canil da GMJ faz a diferença e realiza mais um curso de aperfeiçoamento

O trabalho integrado, numa parceria entre as duas instituições, foi coordenado pelo diretor da Academia, o inspetor Vanderlei Trabuco, e contou com a participação do corpo docente formado pelos inspetores Moretti, Willer e Abraão; na Classe Distinta: Marcus e Kleber; GMs Fabiana e Simões; e na Classe Especial: Rampazzo.

“A parceria resultou em continuidade da capacitação promovida pela Divisão de Ensino da Guarda Municipal de Jundiaí aos integrantes da Corporação, além de promover a aproximação, integração e busca de padronização das ações e procedimentos operacionais relacionados à abordagem e uso progressivo da força. Tivemos a experiência de treinarmos em ambiente controlado, gerado por software de situação próxima à realidade do tiro e de abordagens operacionais, aprimorando técnicas para a realização de tiro, último nível a ser utilizado na graduação do uso da força diferenciada pelos agentes de segurança e responsáveis pela aplicação da lei”, ressaltou o coordenador do Cifatp, o subinspetor Erich Streng Godoi.

Os agentes de segurança municipal estiveram presentes na Academia durante as sextas-feiras da primeira quinzena do mês de agosto, divididos em turmas de aproximadamente 22 componentes de forma a não prejudicar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal, em sua maioria composta por integrantes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, além de agentes dos plantões diurno e noturno.

Para o diretor da Academia, “a presença da Guarda Municipal de Jundiaí na Corporação de Campinas significa um importante momento de integração das instituições e busca de padronização operacional das Guardas Municipais, bem como a aproximação e integração entre os agentes de segurança. Com relação à experiência do uso do estande virtual e das armas de airsoft, a proposta traz o aperfeiçoamento técnico-profissional para desenvolvimento do tiro real aliado à padronização operacional, uma vez que são oferecidas pelo software do sistema inúmeras situações vivenciadas pelos agentes de segurança no dia a dia de trabalho, além do que a economia em relação ao custo operacional da capacitação para a execução do tiro real com armamento letal.

Completando, o subinspetor Godoi declarou: “esperamos dar continuidade nesta visitação e capacitação na Academia da GCM Campinas com relação ao tiro virtual e com armamento de airsoft, bem como de outros cursos e capacitações oferecidos e que se encontram disponibilizados para realização por meio de convênios e cooperações técnicas entre os municípios e instituições. Os trabalhos de capacitação dos agentes da Guarda Municipal de Jundiaí continuam em ritmo crescente, inclusive com outros que iniciarão no final deste mês e se estenderão pelo mês de setembro junto à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, desta vez tratando de temáticas específicas para a abordagem social de drogadictos, também a elaboração de palestras e teatro para atividades educacionais e preventivas comunitárias junto aos grupos vulneráveis e às minorias, por meio do Programa Educação para a Não Violência (Educavi), criado em 2009 numa iniciativa da Guarda Municipal de Jundiaí.”

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/23/seguranca-promove-a-capacitacao-de-agentes-em-estande-virtual-de-tiro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original