Fim de semana é voltado para conservação do patrimônio

Publicada em 17/08/2017 às 18:51

Complexo Fepasa traz programação especial do Simpósio e da Jornada do Patrimônio

Em ocasião do 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial e da Jornada Estadual do Patrimônio Histórico, a programação cultural da cidade neste fim de semana (19 e 20) traz como tema a preservação e conservação do patrimônio histórico na cidade.

Como já ocorre durante todos os finais de semana do ano, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, o Museu da Cia. Paulista e a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes ficam abertos neste sábado (19) e domingo (20), das 9h às 16h, com programação especial.

LEIA TAMBÉM
Cultura apresenta o levantamento de ações e próximos projetos

Jornada Estadual do Patrimônio Histórico
Até o domingo (20), alguns equipamentos públicos e culturais da cidade recebem visitas monitoradas como parte da programação da Jornada do Patrimônio. Até o sábado (19), das 10h às 16h, poderão ser realizadas visitas monitoradas ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, à Pinacoteca, ao Polytheama e à Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, ao Complexo Argos e aos estúdios da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista. No domingo (20), das 10h às 16h, as visitas também poderão ser realizadas, mas ao Museu Histórico e Cultural, à Pinacoteca e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista.

Complexo Fepasa
Como parte da programação da Jornada, o Complexo recebe também apresentações musicais gratuitas. Na sexta-feira (18), a partir das 19h, a banda Serelepe promove um baile com a cantora Vanessa Costa. Já no sábado (19), o repertório musical vem em dose dupla: às 12h está marcado o encontro de Claudinei Duran e André Bellini e às 19h Fredy Fevereiro se encontra com Clayber de Souza. No domingo (20), a partir das 13h, é a vez do encontro de Marcio Maresia com Big Chico.

Acompanha a programação musical um festival de food trucks no estacionamento do Complexo, no sábado (19), das 10h às 21h, e no domingo (20), das 10h às 14h.

Já no domingo (20), das 9h às 13h, o estacionamento do complexo Fepasa recebe uma exposição de veículos do Fusca Clube de Jundiaí, reconhecido como patrimônio imaterial da cidade.

Teatro recebe a volta do “Viagem Fantástica pelo Polytheama” neste sábado (19), às 10h

Teatro Polytheama e Galeria de Arte
Além da programação de espetáculos do mês e das visitas monitoradas da Jornada do Patrimônio, o teatro recebe neste sábado (19), às 10h, a volta do “Viagem Fantástica pelo Polytheama”. A mediação é encenada por duas atrizes que contam a história e bastidores do teatro centenário de forma didática e bem humorada e pode ser acompanhada gratuitamente.

A bilheteria para os espetáculos fica aberta no sábado (19), das 14h às 17h para venda de todas as apresentações do mês e estende atendimento até as 20h para compras somente do espetáculo do dia. Já no domingo (20), a bilheteria fica aberta das 14h às 16h, horário do espetáculo do dia.

Já a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani traz a mostra coletiva “Brechas: danos e certezas”, com pinturas, desenhos, esculturas, objetos e fotografias de 24 artistas. Anexa ao Teatro, a Galeria abre somente no sábado (19), das 9h às 13h, para visitação gratuita.

O Teatro e a Galeria de Arte ficam na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

Pinacoteca
A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes traz a exposição “Solos”, da artista plástica ceramista Angelina Zambelli, com 15 painéis com peças de cerâmica cozida a 1320° C. Quem for à Pinacoteca poderá também apreciar as telas “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco”, do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, e fica aberta aos fins de semana das 9h às 16h.

Museu Histórico e Cultural Solar do Barão
Em suas últimas semanas de exibição, o Museu convida a população para visitar a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”. Acervo conta com fotos, documentos, carteiras de trabalho, ferramentas e utensílios de trabalhadores para retratar a vida dos profissionais atrelados às principais atividades laborais na construção da cidade: a indústria, o campo e a ferrovia. O visitante pode também visitar os jardins revitalizados do Solar, que conta com novo projeto paisagístico e novos bancos e pergolados, além do jardim japonês revitalizado.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 e fica aberto no fim de semana das 9h às 16h.

Parque da Cidade recebe o programa “Caravana das Artes” neste domingo (20), a partir das 9h

Parque da Cidade
Neste domingo (20), das 9h às 17h30, a Praça Pôr do Sol do Parque da Cidade recebe a estrutura itinerante do programa “Caravana das Artes”, através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. Com espetáculos de dança, teatro, cinema, oficinas circenses, além de muita música e animação, as atrações são gratuitas e livres para todas as idades. Estão também programadas oficinas culturais gratuitas de pintura facial, desenho, artes com giz de cera, bexigas esculturais e atividades circenses com mini trampolim, malabarismos, perna de pau e cilindro chinês.

O Parque da Cidade fica na rodovia João Cereser, quilômetro 66, Pinheirinho, e funciona diariamente das 6h30 às 19h, com entrada autorizada até as 18h.

A agenda cultural completa da cidade pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/17/programacao-cultural-do-fim-de-semana-e-voltada-para-conservacao-do-patrimonio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original