Simpósio discute preservação do patrimônio histórico

Publicada em 16/08/2017 às 16:34

A 5ª edição do Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, cujo tema é “Cidade, Memória e Patrimônio”, terá sua cerimônia de abertura nesta quinta-feira (17), às 18h30, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. Na ocasião, será realizada uma conferência com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) São Paulo, Victor Hugo Mori, que irá abordar a importância da adoção de políticas públicas voltadas à preservação, recuperação e manutenção do patrimônio histórico no Brasil.

Por inciativa do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura, dentre as novidades desta edição, o Simpósio terá pela primeira vez uma programação que se estende para além do Complexo Fepasa, como os jardins do Solar do Barão e o Teatro Polytheama, e conta com a participação de representante do Iphan.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A programação do simpósio prossegue no Complexo Fepasa na sexta-feira (18), às 10h30, com o lançamento da Rota Turística Centro Histórico no Complexo Fepasa. Numa parceria entre as Unidades de Gestão de Cultura e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, a rota conta com cerca de 100 pontos de interesse localizados na região central da cidade.

Além do Complexo Fepasa, também os jardins do Solar do Barão e o Teatro Polytheama recebem programação

LEIA TAMBÉM
Sexta no Centro será no dia 25 com tema geek e nerd

Ainda na sexta-feira (18), das 8h às 18h, a programação segue com mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, feira de artesanato com os artistas do programa Jundiaí feito à Mão e da Associação de Mulheres Indígenas de Icatu, além de um festival de food trucks no estacionamento do Complexo. Fazem parte da programação as seguintes mesas redondas:

  • Às 8h, “Patrimônios Imateriais no Espaço Urbano – Culturas indígenas na expansão da ferrovia, Culturas populares no espaço urbano e Patrimônios Imateriais registrados em Jundiaí”;
  • Às 10h30, “Patrimônio Material Edificado” e ““Línguas minoritárias italianas em Jundiaí”;
  • Às 13h30, “Mesa redonda Patrimônio histórico e cultural nas suas múltiplas dimensões: Patrimônio Ambiental e Patrimônio Arqueológico” e “Patrimônio Ferroviário”;
  • Das 15h30 às 18h, Apresentação de trabalhos Acadêmicos”;

O encerramento da programação do Simpósio será no sábado (19), com a volta da Viagem Fantástica ao Polytheama, às 10h. O festival de food trucks no estacionamento do Complexo Fepasa prossegue ainda no sábado (19), das 10h às 16h.

Jornada Estadual

Também desta quinta-feira (17) até o domingo (20), alguns equipamentos públicos e culturais da cidade recebem visitas monitoradas e livres como parte da programação da Jornada Estadual do Patrimônio Histórico.

De quinta (17) a sábado (19), das 10h às 16h, poderão ser realizadas visitas monitoradas ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, ao Teatro Polytheama e à Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, ao Complexo Argos e aos estúdios da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista. No domingo (20), das 10h às 16h, as visitas também poderão ser realizadas, mas ao Museu Histórico e Cultural, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista.

Como parte da programação da Jornada, o Complexo Fepasa recebe também apresentações musicais gratuitas. Na sexta-feira (18), a partir das 19h, a banda Serelepe promove um baile com a cantora Vanessa Costa. Já no sábado (19), o repertório musical vem em dose dupla: às 12h está marcado o encontro de Claudinei Duran e André Bellini e às 19h Fredy Fevereiro se encontra com Clayber de Souza. No domingo (20), a partir das 13h, é a vez do encontro de Marcio Maresia com Big Chico.

Também no domingo (20), das 9h às 13h, o estacionamento do complexo Fepasa recebe uma exposição de veículos do Fusca Clube de Jundiaí, reconhecido como patrimônio imaterial da cidade.

Todos os eventos do 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial e a programação cultural da cidade podem ser consultados no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/16/simposio-discute-preservacao-do-patrimonio-historico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original