GM é a única no país a ter cães especializados em busca e captura

Publicada em 16/08/2017 às 17:48

Adestramento, treinamentos diários, aperfeiçoamento constante dos agentes de segurança pública, que, ao lado dos cães trabalhadores, realizam uma ação que se tornou referência no país. Esta é a rotina diária na Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) que busca a qualificação dos seus profissionais com o objetivo de garantir o bem-estar, a qualidade de vida da população jundiaiense, visando dessa forma coibir a violência e a criminalidade.

Valorizar a carreira do guarda municipal e capacitá-lo de forma permanente é um dos compromissos do governo Luiz Fernando Machado para oferecer serviços públicos de excelência, com muita seriedade e efetividade. Um trabalho que é acompanhado diariamente, in loco, pelo titular da Unidade de Gestão de Segurança municipal (UGSM), Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), para garantir uma cidade mais segura.

LEIA TAMBÉM
Fiscalização contra irregulares será intensificada
GGIM participa de mais uma reunião ordinária do Conseg Leste

Sendo assim, o Canil da GMJ participou de mais uma etapa para a certificação de seus cães nos trabalhos considerados especializados para a busca e captura de pessoas. Inicialmente neste ano foi o cão Ozzy; agora é a vez de Sadan que acaba de conquistar o diferencial durante a prova para a  modalidade mantrailing que integra o quinto módulo promovido pelo Grupo de Busca e Resgate Sul Paulista – GBR, realizado em Araçoiaba da Serra (SP), ministrada pela Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC para a certificação de cães trabalhadores. Além do Ozzy e Sadan, mais um cão da região Sul está entre os três certificados.

Certificação é resultado do intenso trabalho que é realizado no setor da GMJ, referência na região

Coordenados pelo chefe do Canil, o inspetor Alceu Marestoni, e o responsável operacional GM Márcio Cristiano Camargo, os guardas municipais Marçal Bonança e Gildomar N. dos Santos Jr. foram colocados à prova com o pastor belga Malinois k9 Sadan, em duas situações distintas: a primeira, quando se oferta o odor de um indivíduo, percorrendo-se uma trilha de 400 metros onde são posicionadas outras pessoas para confundir o cão – sendo que o mesmo deve percorrer a trilha e indicar para o condutor a pessoa certa. E finalmente coloca-se o odor de um indivíduo que nunca esteve no local. Dessa forma, o cão fará a indicação ao condutor do local onde se encontra o “suspeito”; os mesmos procedimentos são utilizados para pessoas desaparecidas que precisam ser encontradas, identificadas e conduzidas novamente ao convívio familiar.

Segundo o responsável operacional, o Canil já contava com o cão Ozzy, também certificado no mantrailing e que já havia sido empregado com sucesso em caso da captura de um suspeito, levando-o à prisão. Agora Ozzy e Sadan trabalharão em equipes e horários diferentes, prontos para o reforço no atendimento às mais diversas ocorrências policiais.

Atuação
Criado há 14 anos, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí hoje conta uma equipe formada por 25 agentes de segurança pública que atuam na condução dos 16 cães trabalhadores das raças rottweiler, labrador e pastor belga Malinois. Os treinamentos ocorrem diariamente no período da manhã. O setor encontra-se à disposição para visitas com agendamento prévio.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/16/gmj-e-a-unica-corporacao-no-brasil-a-ter-caes-especializados-em-busca-e-captura/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original