Cultura têm programação especial no fim de semana prolongado

Publicada em 10/08/2017 às 17:52

Com programação especial para a população, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Cultura ficam abertos com horário estendido em razão do feriado da Padroeira, comemorado nesta terça-feira (15), e da emenda da segunda-feira (14), conforme o Decreto 26.772, de 22 de dezembro de 2016.

Museu Histórico e Cultural Solar do Barão
O Museu convida a população para visitar o acervo permanente e a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, em suas últimas semanadas em exibição. Através de fotos, documentos, carteiras de trabalho, ferramentas e utensílios dos trabalhadores industriais, rurais e ferroviários da cidade, o visitante pode compreender a vida dos profissionais atrelados às principais atividades laborais na construção da cidade: a indústria, o campo e a ferrovia.

LEIA TAMBÉM
Rota Turística do Centro será lançada durante Simpósio de Patrimônio

Uma das atrações dos Jardins do Solar é o jardim japonês com sua ponte suspensa e lago de carpas

O visitante pode também visitar os jardins revitalizados do Solar. Fechado nos últimos quatro anos, espaço teve seu projeto paisagístico redefinido, catalogação e avaliação da saúde das plantas, retirada forçada de árvores doentes e com risco iminente de queda, organização dos canteiros e da flora, além da instalação de pergolados, novos bancos e a revitalização do jardim japonês, obras que teriam custado cerca de R$ 80 mil, se não fosse pela contribuição e sensibilização de parceiros, servidores e voluntários.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 e fica aberto deste sábado (12) até esta terça-feira (15), das 9h às 16h, com exceção da segunda-feira (14), quando somente os jardins permanecem abertos.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Já a Pinacoteca traz a exposição “Solos”, da artista plástica ceramista Angelina Zambelli, inaugurada nesta quinta-feira (10). Com curadoria de Marco Antonio André, a mostra de 15 peças de cerâmica em painéis com chapas de aço ou de madeira é feita de peças de variados tipos de esmaltes e óxidos cozidos em torno de 1320° C.

Telas de óleo sobre compensado marítimo de Inos Corradin estão na Pinacoteca

Quem for à Pinacoteca poderá também visitar também suas mostras permanentes e apreciar as telas de óleo sobre compensado marítimo do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin recentemente restauradas “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco”.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, e fica aberta deste sábado (12) até terça-feira (15), das 9h às 16h.

Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani
Já o Teatro Polytheama segue com a sua programação para o mês de agosto. A bilheteria fica aberta no sábado (12), das 14h às 17h para venda de todas as apresentações do mês e estende atendimento até as 20h para compras somente do espetáculo do dia. Já no domingo (13), a bilheteria fica aberta das 14h ás 16h, horário do espetáculo do dia. Na segunda (14) e terça-feira (15), como não há agenda, o teatro permanece fechado e reabre na quarta-feira (16) a partir das 13h.

Já a Galeria de Arte traz a mostra coletiva “Brechas: danos e certezas”, com pinturas, desenhos, esculturas, objetos e fotografias de 24 artistas com diferentes áreas de atuação, residentes nas cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). Anexa ao Teatro, a Galeria abre somente no sábado (12), das 9h às 13h, para visitação gratuita e reabre na quarta (16), das 9h às 12h e das 13h às 17h.

O Teatro e a Galeria de Arte ficam na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

Museu da Cia. Paulista
O Museu da Cia. Paulista reabre nesta quarta-feira (16), às 9h, após ter passado por obras de manutenção e conserto de pequeno porte, além de uma avaliação museológica e técnica dos acervos. O Museu fica na avenida União dos Ferroviários, 1760.

A agenda cultural completa da cidade pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/10/cultura-tem-programacao-especial-no-fim-de-semana-prolongado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original