Programação da Semana do Bebê segue com atividades

Publicada em 08/08/2017 às 18:06

Foram ensinados movimentos e manobras da shantala para mães e gestantes

A 6ª Semana Regional do Bebê continua nesta semana com programação estendida em algumas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e outros equipamentos públicos da cidade. Nesta terça-feira (8), o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) no Parque Continental, recebeu cerca de trinta participantes para uma programação ao longo da tarde, atendendo aos usuários das UBSs do Morada das Vinhas, Vila Hortolândia e Vila Marlene.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O evento faz parte do calendário do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e é promovido por meio das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e do Fundo Social de Solidariedade. A programação coincide ainda com as comemorações da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Mirele Santos foi acompanhada do filho Davi Miguel, de 20 dias, e participou do bate-papo com a coordenadora da Primeiríssima Infância no Município, Rita Stringari, sobre amamentação e alimentos. “Fiquei sabendo da programação através de uma indicação da agente de saúde que nos acompanha. Acho muito interessante poder expor e sanar as minhas dúvidas”, comemora Mirele.

Programação da Semana do Bebê coincide comemorações da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno

Rita destaca o contato com as mães, bebês e gestantes como uma oportunidade. “Quando nos reunimos, juntamos conhecimento e descobrimos não somente novas demandas que surgem, mas também experiências positivas.”

Após a conversa sobre amamentação, agentes de saúde promoveram uma oficina de shantala, uma técnica de massagem indiana que acalma os bebês e permite a criação e vínculos entre as mães e os filhos. Foram ensinados movimentos e manobras para as mães, que puderam aplicá-los em seus filhos, e para as gestantes, que ensaiaram em bonecos.

Já as crianças de mais idade, acompanhadas de suas mães, puderam acompanhar um teatro de fantoches sobre higiene bucal. Através de bonecos como um dentista, uma escova de dentes e uma bactéria, encenação promovida pela odontóloga Jussara Vidal e por agentes de saúde tratou da prevenção a cáries e à placa bacteriana, além de dicas sobre escovação e uso do fio dental.

A programação no CECCO se encerrou com uma apresentação musical e lanche comunitário dos participantes.

Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Senac, Sesc, Maxi Shopping Jundiaí, Jundiaí Shopping, Moviecom, Pão de Açúcar e Lojas Passarela, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Coopercica são parceiros da Prefeitura na realização dos eventos espalhados pela cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/08/programacao-da-semana-do-bebe-segue-com-atividades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original