Vale Verde recebe alunos e reforça proposta de alimentação saudável

Publicada em 07/08/2017 às 17:32

A atividade vem ao encontro da proposta que visa a melhoria de hábitos alimentares

Um grupo de alunos da escola municipal Professora Beatriz Blattner Pupo, no bairro Novo Horizonte, visitou nesta segunda-feira (7) o Vale Verde. A atividade vem ao encontro da proposta da Unidade de Gestão de Educação, que visa a melhoria de hábitos alimentares.

As crianças percorreram a horta de 15 mil metros quadrados, conferindo as plantações e esclarecendo dúvidas com o engenheiro agrônomo Hamilton José Bernussi, responsável pelo espaço. É do local que saem, para os pratos dos alunos das creches e das escolas municipais de período integral, produtos isentos de agrotóxicos, como alface, cenoura, cheiro verde, repolho, beterraba, cenoura e couve.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí sedia encontro para debate de políticas públicas para bibliotecas

Empolgada, Ana Flávia Munis Santos, de 7 anos, resumiu o que os alunos estavam sentindo. “Nossa, estou muito feliz em estar aqui. Nunca tinha visto uma plantação tão grande. Adorei ver o alface e a cenoura. É bem diferente do mercado e dá vontade de comer.”

De acordo com a professora Neuma Batista, a partir da visita, os alunos também estão vivenciando o que aprenderam na unidade escolar. “Temos um projeto, onde trabalhamos questões ligadas ao meio ambiente e à alimentação. Inclusive, montamos uma horta suspensa com garrafa pet para que plantem um alimento e, posteriormente, façam a degustação e levem o conhecimento para as famílias.”

Ana Flávia, aluna da rede municipal: “Nunca tinha visto uma plantação tão grande. É bem diferente do mercado e dá vontade de comer”

Investimento
Para a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação, Maria Ângela Delgado, é interessante que as crianças trabalhem o assunto e conheçam uma horta de grande porte. Ao ter contato com o alimento, elas são estimuladas a experimentar. No decorrer do ano, várias escolas terão a oportunidade de levar os alunos ao local.

“A Educação está investindo na retomada de bons hábitos alimentares. O Vale Verde existe desde 1997, e é reconhecido nacionalmente porque toda a produção é isenta da utilização de agrotóxicos. Neste ano, com a atual gestão, o espaço está recebendo investimentos, tanto que a área plantada passou de 10 mil para 15 mil quilômetros quadrados.”

Recentemente, a UGE também anunciou a retomada do projeto horta escolar em seis escolas, com a perspectiva de expansão para todo o Sistema Municipal de Ensino e o envolvimento dos pais e da comunidade, incentivando a mudança de hábitos alimentares e efetivando a educação nutricional.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/07/vale-verde-recebe-alunos-e-reforca-proposta-de-alimentacao-saudavel/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original