Canil realiza showdog e atrai centenas de pessoas que lotaram a praça da Matriz

Publicada em 07/08/2017 às 18:18

Para atender as muitas solicitações que chegam diariamente na Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) para a apresentação da Especializada Canil em escolas, empresas e demais instituições, foi realizado neste final de semana (5 e 6) um showdog na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro. Adultos e crianças lotaram o espaço num encontro bastante curioso e animado de muitas gerações.

Durante a apresentação foram demonstrados alguns dos procedimentos para o adestramento dos cães trabalhadores, inclusive para o faro de substâncias entorpecentes e/ou identificação e resgate de armamentos, além da guarda e proteção – ou seja, a atuação do cão de guarda -; também as técnicas de mordida (considerando-se as definições da Cinofilia para promover o estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes raças caninas).

LEIA TAMBÉM
Parceria entre GGIM e Conseg Japi Jundiaí efetiva ações de segurança

O showdog reuniu centenas de pessoas de todas as idades que prestigiaram o trabalho realizado pelo setor especializado da GMJ

Rayka, Black, Conan e Gold arrancaram aplausos dos presentes que fecharam num grande círculo o espaço central da praça; coordenados pelo GM Cristiano – responsável operacional do Canil da GMJ –, e o adestrador Marçal, os agentes de segurança fizeram uma apresentação que durou pouco mais de uma hora, e que terá outras edições nos próximos dias 7 de outubro (antecipando o Dia da Criança – 12 de outubro) e 18 de novembro, em comemoração aos 68 anos da Guarda Municipal de Jundiaí, instituída no dia 24 de novembro de 1949.

O Canil
Criado há 14 anos, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí tornou-se referência para a criação em outros municípios da região, recebendo semanalmente a visita de profissionais que atuam junto à área de segurança pública interessados em o trabalho realizado pelos agentes do setor especializado da instituição. O Canil da Guarda Municipal conta com 16 cães trabalhadores: 12 pastores Belga Malinois; três Rottweilers e um Labrador; os treinamentos ocorrem diariamente no período da manhã, tanto para o preparo para a atuação nas ruas no que diz respeito ao operacional, as ocorrências, como também para o showdog – os trabalhos socioeducativos. O setor encontra-se à disposição para visitas com agendamento prévio.

O casal Maiara e Thiago dos Santos, do bairro Fazenda Grande, recentemente mudaram de residência para Jundiaí, vindos de São Paulo, e vieram até o centro da cidade na manhã de sábado (5), ansiosos para ver o Canil e trouxeram os filhos Pedro (7) e Eduarda (5) que ainda não possuem um cãozinho de estimação e adoraram a apresentação. “Ficamos sabendo do trabalho realizado pela Guarda Municipal e seu Canil aqui em Jundiaí; decidimos fazer um passeio diferente, conhecendo o centro da cidade e a demonstração dos cães. Achamos muito bom, perfeito. Um trabalho sério que merece o nosso respeito e muitos elogios.”

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/07/canil-realiza-showdog-e-atrai-centenas-de-pessoas-que-lotaram-a-praca-da-matriz/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original