Semana do Bebê inicia com debate sobre saúde mental nas escolas

Publicada em 01/08/2017 às 12:26

Teve início na segunda-feira (31), no Teatro Polytheama, a 6ª Semana Regional do Bebê e a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovidas pela Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde. A cerimônia de abertura foi marcada pela participação do especialista em psiquiatria de Infância Gustavo Estanislau, que falou sobre Saúde Mental nas Escolas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Ao contar um pouco da sua experiência como coordenador do Projeto Cuca Legal, cujo objetivo é debater sobre o tema por meio de modelos de intervenção e políticas educacionais para desenvolver competências sociais, emocionais e diminuição do preconceito, Gustavo faz um alerta. “Mais de 50% dos transtornos mentais começam antes dos 14 anos. Quanto antes olharmos para esta problemática, menor será a necessidade do uso dos medicamentos. Portanto, gostaria de elogiar a iniciativa do poder público de trazer um assunto tão importante para abrir a Semana do Bebê”, elogia.

LEIA TAMBÉM
Semana do Aleitamento Materno terá programação especial no HU

Prefeito: os eventos se preocupam com a formação cognitiva da criança, determinante para o adulto de amanhã

O prefeito Luiz Fernando Machado, que compareceu à abertura junto com a primeira-dama, Vanessa Machado, ressaltou a importância da continuidade de políticas públicas que trabalhem a favor das próximas gerações. “Os dois eventos (Semana do Bebê e Semana da Amamentação) se preocupam com a formação cognitiva da criança, determinante para aquele que será o adulto de amanhã. Por isso, as boas iniciativas públicas visam as próximas gerações e não as próximas eleições”, defende.

Dança
Como não poderia faltar, bebês tomaram conta do palco do Teatro Polytheama e emocionaram a plateia ao apresentar, junto com suas mães, coreografias de Baby Fusion, modalidade idealizada para auxiliar o vínculo entre mãe e seu bebê usando a dança e o Pilates como exercícios físicos.

Aluna do Amira Estúdio de Dança e Pilates, Renata Gentil tenta descrever o sentimento ao participar da Semana do Bebê. “Eu nunca tive contato com a dança, nunca subi a um palco e nesta noite pude dividir com a plateia a emoção de sentir o meu bebê tão próximo do meu corpo e quanto o Baby Fusion tem contribuído para o desenvolvimento de Lourenzo”, diz.

Com apenas dois meses, o primeiro filho de Renata foi levado para as aulas de Baby Fuison. Como resposta, além do vínculo com Lourenzo, Renata considera as aulas como determinantes para o desenvolvimento do bebê. “Recomendo a todas as mães, em especial àquelas que buscam a socialização e o envolvimento com outras pessoas”, garante.

A Semana do Bebê e a Semana de Amamentação prosseguem até o dia 6 de agosto. Confira neste link a programação completa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/01/semana-do-bebe-comeca-com-discussao-sobre-saude-mental-nas-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original