Estudantes do Sesi conhecem processo de tratamento da água e esgoto

Publicada em 20/07/2017 às 17:55

Estudantes conheceram a ETA do Anhangabaú e a ETE do Jardim Novo Horizonte

Seis alunos dos 7º e 9º ano do Sesi 179 participaram de uma visita técnica, nesta quinta-feira (20), na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Novo Horizonte, a ETE Jundiaí. Eles conheceram o processo de tratamento de esgoto e pretendem usar o conhecimento para ter ideias de projetos a serem apresentados na etapa regional do “Torneio de Robótica First Lego League”, que terá como tema, este ano, água.

A Estação é operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), por meio de concorrência pública realizada pela Prefeitura de Jundiaí, atuando como prestadora de serviço para a DAE.

LEIA TAMBÉM
DAE troca tubulação de água nas ruas Euclides da Cunha e Professor Luiz Rosa

Segundo o assessor da DAE Júlio Lamarca, os alunos puderam acompanhar todo o ciclo da água e do tratamento do esgoto. “Hoje, 100% do esgoto coletado na cidade é tratado. Na ETE o lodo vira adubo para agricultura. Nosso objetivo é estimular os estudantes a ter boas ideias, que possam ser aplicadas em prol do meio ambiente”, explica.

Os estudantes também conheceram o Parque da Cidade, a Casa de Bombas da Estação de Recalque, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú e, na sede da DAE, a Telemetria e o Laboratório.

De acordo com o professor e técnico da equipe de Robótica da unidade do Sesi, Clayton Rafael Ribeiro, a ideia do torneio é fortalecer a capacidade de inovação e conscientização. “Os alunos optaram por falar sobre os desperdícios e novas formas de captação de água, por isso, marcamos a visita. O desafio é baseado em um conjunto de problemas do mundo real”, explica.

Para Nathalia Maria Ramos, 14 anos, a visita contribuiu para ter mais ideias para o projeto. “É muito gratificante ter a oportunidade de conhecer o quão importante é todo este trabalho realizado aqui na cidade”, avalia.

Assessoria de Imprensa – DAE


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/20/estudantes-do-sesi-conhecem-processo-de-tratamento-da-agua-e-esgoto/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original