Zoonoses orienta médicos veterinários sobre Leishmaniose

Publicada em 13/07/2017 às 19:13

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, da Unidade de Gestão de Saúde, por meio da Vigilância de Zoonoses, promove nesta quarta-feira (19), das 19h30 às 21h30, no auditório da DAE, uma palestra informativa sobre a situação da Leishmaniose na região de Jundiaí, já que alguns casos foram registrados nos municípios de Várzea Paulista, Jarinu, Campo Limpo Paulista e Cajamar.

Segundo o gerente da Zoonoses, Carlos Ozahata, os médicos veterinários têm grande responsabilidade na vigilância, no controle, na prevenção e na notificação de casos da leishmaniose visceral. “O profissional deve sempre orientar os tutores e estar alerta a qualquer manifestação da doença. A leishmaniose é uma doença de notificação compulsória dada sua relevância para a saúde única, que envolve a saúde humana, ambiental e animal. Essa zoonose precisa estar sempre bem monitorada para o bem-estar da sociedade”, explica.

LEIA TAMBÉM
Mudança: vacinação de cães e gatos será realizada em agosto

A transmissão da leishmaniose visceral canina ocorre pela picada do mosquito-palha e afeta principalmente cães, gatos e humanos. É uma doença que leva ao óbito em até 90% dos casos não tratados e, até recentemente, cães infectados pela doença eram submetidos à eutanásia, por serem hospedeiros do vetor.

Ozahata aproveita para esclarecer que a leishmaniose visceral canina não é transmitida pelo contato direto entre animais domésticos e o ser humano. “É necessário que o mosquito-palha pique um animal infectado e, em seguida, um humano, ocasião em que transmite o protozoário. O ‘palha’ se reproduz em ambiente escuro e rico em matéria orgânica”, explica.

Gratuita, a palestra desta quarta-feira é direcionada apenas para os médicos veterinários e não há necessidade de inscrição prévia.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/13/zoonoses-orienta-medicos-veterinarios-sobre-leishmaniose/