Descarte irregular de resíduos é fiscalizado pela Prefeitura

Publicada em 07/07/2017 às 16:43

Em Jundiaí existem, segundo levantamento da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), 70 pontos de descarte irregular de resíduos. O crime ambiental, previsto pela lei 2.140/1975, é foco de fiscalização realizada pela unidade em parceria com a Guarda Municipal de Jundiaí (GM) e resultou em duas autuações em apenas uma semana.

Segundo o diretor de Limpeza Pública da UGISP, Márcio Moraes, o trabalho teve início há 60 dias e contou com levantamento e mapeamento dos pontos clandestinos. “Os endereços estão de posse da Guarda Municipal, que inclui os locais nas rondas realizadas pelas equipes. Demos início nesta semana a uma ação mais incisiva, montada em parceria com GM e equipe de fiscalização”, detalha o diretor, lembrando que o trabalho é realizado nos períodos diurno e noturno, visando coibir as irregularidades.

LEIA TAMBÉM
Serviços Públicos dá início à ação no Jardim Fepasa

Jundiaí tem 70 pontos de descarte irregular de resíduos; pontos são fiscalizados

As autuações realizadas nesta semana foram registradas nos bairros Ivoturucaia (Avenida Capitão José Coelho) e no Caxambu (Avenida Zilda Rocha Pereira Barreto). “No vetor Leste sofremos com o descarte feito por pessoas de municípios vizinhos. A multa do Ivoturucaia foi aplicada a um morador de Várzea Paulista flagrado despejando lixo e entulho em via pública”, explica Moraes.

Educação Ambiental
Moraes ressalta que a Unidade tem desenvolvido trabalho educativo em escolas para conscientização sobre educação ambiental. No próximo mês serão realizadas palestras nas escolas do vetor Leste, assim como foi desenvolvido no vetor Oeste. As duas áreas são as que concentram grande parte dos pontos irregulares.

Se classifica como descarte irregular de resíduos toda descarga de material (entulho de construção e até resíduos orgânicos) em locais não regulamentados para esta finalidade. Em Jundiaí existem cinco ecopontos destinados para receber o material, localizados Geresol (avenida Yamashita Yukio, 1268, Distrito Industrial), Jardim do Lago (rua José Pedro de Oliveira, s/n), Jardim Tarumã (rua Rio de Janeiro, s/n), Morada das Vinhas (Parque Ecológico José Roberto Mota ‘Barroca’ – rua Uva Niagara 376), Novo Horizonte (Estrada Municipal do Varjão, s/n, defronte escola Cleo Nogueira).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/07/descarte-irregular-de-residuos-e-fiscalizado-pela-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original