Anjos da Guarda orientam sobre como empinar pipa com mais segurança

Publicada em 07/07/2017 às 14:19

GM Tadeu alertou sobre os cuidados para se evitar acidentes e os perigos ocasionados pelas linhas cortantes

Por conta do início das férias escolares neste mês de julho, e em continuidade ao trabalho socioeducativo que realiza durante o ano todo na cidade, integrantes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda e o Programa Educação para a Não Violência (Educavi) ministraram uma palestra na Emeb Professora Judith Almeida Curado Arruda (bairro Cidade Nova I), durante a última semana de aulas do semestre. Dentro do projeto Pipa do Bem – idealizado pela atual diretora da unidade educacional, Isabel Cristina Larios Trinca -, os GMs Tadeu e Renan alertaram sobre os perigos das linhas cortantes, com o objetivo fundamental de orientar os alunos de 4º e 5º anos na prevenção e não utilização do cerol e linha chilena, buscando espaços mais adequados e abertos para a soltura das pipas.

“É preciso ter muito cuidado para se evitar acidentes, atropelamentos, choques elétricos, quedas de grandes alturas e outros que podem ser ocasionados pela brincadeira; importante a utilização de material que não cause acidente como a linha “pura”, sem a adição de qualquer componente. Andar de costas é outro grande perigo, pois ao se observar a evolução das pipas no céu corre-se muitos riscos. Evitar brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos”, alertou o GM Tadeu.

LEIA TAMBÉM
GMJ orienta a comunidade durante mais uma reunião do Conseg Japy
Integração entre GMJ e CTs amplia ações para um cotidiano mais humanizado

Em sua segunda edição, o projeto Pipa do Bem agora contemplou a apresentação para oito turmas, totalizando a participação de pouco mais de 260 alunos, que continuarão sendo acompanhados pelos guardas municipais durante o período das férias, uma vez que os mesmos residem nos bairros próximos à escola – Cidade Nova, Jardim Tamoio, Vila Nambi, dentre outros – e juntos serão agentes multiplicadores das orientações de prevenção aos acidentes e não utilização das linhas e materiais cortantes.

Vale ressaltar que o trabalho das equipes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda ocorre em toda a cidade durante as férias, com o propósito de não permitir a comercialização das linhas cortantes e a recolha de quem as estiver utilizando, além da orientação com relação aos demais riscos quanto ao local mais adequado e a prática da brincadeira.

“A didática utilizada pelos guardas municipais para oferecer conhecimento e orientação aos alunos é muito boa, promove a aproximação de maneira tão perfeita que as barreiras entre os agentes de segurança, as crianças e a comunidade deixam de existir pelos cuidados, a atenção e o carinho que eles dedicam. A parceria é muito importante, a Guarda Municipal de Jundiaí é amiga, sempre presente. O trabalho realizado pelo Canil também merece os nossos elogios e reconhecimento”, ressaltou a diretora Isabel.

Guarda sugere a utilização de material que não cause acidente como a linha “pura”

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Fotógrafos GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/07/anjos-da-guarda-orientam-sobre-como-empinar-pipa-com-mais-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original