GMJ conhece novas propostas para dinamizar o Educavi

Publicada em 27/06/2017 às 18:28

Para garantir uma atuação cada vez mais eficaz, preventiva e próxima da comunidade, o inspetor Cláudio Ferigato, comandante da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – e o GM Cláudio de Souza, responsável pela coordenação do Programa Educação para a Não Violência (Educavi) visitaram nesta terça-feira (27) a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, com o objetivo de conhecer as atividades realizadas pela Corporação priorizando a segurança escolar e a formação dos futuros cidadãos.

Um trabalho em parceria com as instituições civis a fim de identificar soluções para problemas e implementar projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança nas comunidades; propostas que buscam a implementação de ações integradas e preventivas, reforçando dessa forma o compromisso da atual gestão.

LEIA TAMBÉM
Agentes de fiscalização concluem curso de mediação de conflitos

Programas desenvolvidos pela GCM de São Paulo visam criar atrativos para conquistar as crianças, os futuros cidadãos

Recepcionados pelo comandante Adelson de Souza e a subcomandante Lídia Maria de Gouvêa, os agentes de Jundiaí puderam conferir o trabalho desenvolvido pelos inspetores Euclides Conradim (superintendente de Planejamento) e Carlos Roberto de Sousa, que coordenam respectivamente os programas Grupo de Educação e Prevenção às Drogas – Projeto Luz (Gepad) e Criança Sob Nossa Guarda. Ambos fazem parte da prática de policiamento preventivo comunitário que visa aproximar a instituição da comunidade, principalmente a infanto-juvenil, na perspectiva de ruptura do papel socialmente construído da autoridade policial como agente opressor, com vistas ao estabelecimento de uma relação de respeito e confiança.

Durante o encontro o comandante Ferigato pontuou a necessidade de mais essa parceria para a capacitação e atualização dos agentes de segurança pública de Jundiaí para incrementar o Educavi – criado em 2009 mas que retorna às suas origens e atividades a partir deste ano. “Queremos preparar e oferecer à comunidade um trabalho de base diferenciado. Semanalmente são registradas muitas visitas à Base da GMJ, principalmente de jovens interessados em conhecer o trabalho realizado, quem sabe a futura vocação profissional. A experiência de sucesso registrada nesta Corporação é referência para nós, por isso o interesse pela qualificação dos nossos profissionais”, disse.

“Mais do que nunca é preciso trabalhar a causa para que o efeito seja alcançado da maneira que se pretende, com resultados positivos. Estar distante da comunidade não funciona mais. Existem valores e princípios a serem preservados quando se assume o compromisso na formação do futuro cidadão”, ressaltou o comandante da Corporação paulista. A subcomandante reforçou que “investir na prevenção terá um resultado bastante significativo, mesmo que seja a longo prazo, para as próximas gerações.”

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/27/gmj-conhece-novas-propostas-para-dinamizar-o-educavi/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original