Museus da cidade ficam abertos no fim de semana prolongado

Publicada em 13/06/2017 às 16:07

Exposição traz fotos, documentos, ferramentas de trabalho e objetos diversos

Como programação especial para o horário de funcionamento estendido dos museus da cidade aos finais de semana e feriados, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão) fica aberto desta quinta-feira (15) até este domingo (18), das 9h às 16h, e convida a população a visitar seus jardins recentemente reabertos e a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”.

LEIA TAMBÉM
Galeria de Arte recebe a primeira exposição do ano a partir de 27 de junho
Corpus Christi: confira o que abre e fecha na cidade

O percurso da mostra traz fotos, documentos, ferramentas de trabalho e objetos diversos a fim de permitir ao visitante compreender o modo de vida dos trabalhadores através de seus instrumentos. Quem for ao Museu virá ferramentas laborais, domésticas e também rurais, dos séculos 19 e 20 utilizados por arquivistas, arqueólogos, historiadores, agricultores, construtores de estradas de ferro, industriários e, em especial, pelas mulheres, como forma de dar ênfase no trabalhador, que é quem os maneja. “É importante que o visitante volte a conhecer e a se reconhecer no museu, e essa é uma proposta dessa exposição, inclusive pelo processo de sua elaboração”, explica o diretor de Museus, Paulo Vicentini.

Jardins do Solar
Após quatro anos de acesso restrito, os jardins do Solar do Barão passaram por limpeza e revitalização e, para comemorar sua reabertura à população, segue o horário de funcionamento estendido do Museu.

Jardins do Solar do Barão passaram por limpeza e revitalização

Através de uma parceria entre a Prefeitura, empresas, voluntários e servidores, as obras no valor de cerca de R$ 80 mil tiveram custo zero aos cofres públicos. A catalogação e avaliação da saúde das plantas, retirada forçada de árvores doentes e com risco iminente de queda, definição de projeto paisagístico, organização dos canteiros e da flora, além da instalação de pergolados, novos bancos e a revitalização do jardim japonês foram as responsáveis por tornar um ambiente abandonado em um espaço que já está sendo revisitado pelos cidadãos. “Nunca deveríamos ter deixado que estes jardins ficassem fechados. Este é um lugar de refrigério, leitura, descanso e ócio criativo”, ilustra a gestora de Cultura, Vasti Ferrari marques.

Mais museus
Assim como o Museu Histórico e Cultural (Rua Barão de Jundiaí, 762), também a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes (Rua Barão de Jundiaí, 109) e o Museu da Cia Paulista (Complexo Fepasa – Avenida União dos Ferroviários, 1760) ficam abertos neste final de semana prolongado das 9h às 16h, permanecendo fechados na segunda (19) para manutenção e limpeza e reabrindo à visitação nesta terça-feira (20).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/13/museus-da-cidade-ficam-abertos-no-fim-de-semana-prolongado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original