Jardins do Solar do Barão são reabertos à população

Publicada em 31/05/2017 às 17:54

Uma parceria da Prefeitura de Jundiaí com empresas e a comunidade foi a responsável por devolver à população, nesta quarta-feira (31), com custo zero aos cofres públicos, os jardins do Solar do Barão, transformando o abandono em um ambiente convidativo. Depois de quatro anos de acesso restrito e limitado, o espaço passou pela catalogação e avaliação da saúde das plantas, retirada forçada de árvores doentes e com risco iminente de queda, definição de projeto paisagístico, organização dos canteiros e da flora, além da instalação de pergolados, novos bancos e a revitalização do jardim japonês. Obras que custariam cerca de R$ 80 mil, se não fosse pela contribuição e sensibilização de parceiros, servidores e voluntários.

Entre os primeiros visitantes, a jundiaiense Viviane Aparecida de Lima aproveitou para levar o filho Saulo, de oito anos. Moradora do Centro, Viviane criou como meta visitar o local com frequência. “Este espaço é realmente uma ilha separada da ‘confusão’ do Centro, um lugar de sossego e tranquilidade”, ilustra, feliz por ver o filho com a oportunidade de conhecer o local.

LEIA TAMBÉM
Estão abertas as inscrições para o festival ‘O Som das Cordas’
Vianelo recebe o ‘Sarau das Minas’ nesta quarta-feira (31)

Entre as apresentações musicais do coral de alunos da Emeb Marcos Gasparian, do grupo instrumental do quinteto de metais do Projeto Guri, o prefeito Luiz Fernando Machado agradeceu a colaboração de todos pela transformação dos jardins. “Este espaço será tratado como a casa da família jundiaiense. Estamos felizes não somente pelo custo zero da obra, mas pela formação de parceiros, o que demonstra o quanto a população se sensibiliza pelo patrimônio. E acrescentou “Aqui temos um exemplo claro de que fazemos funcionar os espaços, em especial este, que estava degradado e tanto contribui para valorizar a cultura e a relação familiar.”

A gestora de Cultura, Vasti Ferrari Marques, agradeceu os parceiros por acreditarem que a cultura traga uma vida transformadora. “Nunca deveríamos ter deixado que ficasse fechado. Este é um lugar de refrigério, leitura, descanso e ócio criativo”. Aos alunos da Emeb, Vasti incitou: “Crianças, vocês estão pertinho daqui. Peçam para a professora trazê-los aqui para fazer leituras e contação de histórias”.

Alunos da Emeb Marcos Gasparian auxiliaram no descerramento

Durante a devolução do espaço a quem ele realmente pertence, o diretor de Museus, Paulo Vicentini, lembrou, emocionado, que o jardim foi feito para a cidade. “Só tenho que agradecer aos parceiros e servidores”. E foi acompanhado pelo diretor de Patrimônio Histórico, William Paixão: “Repetimos que era preciso, antes de mais obras e projetos, fazer funcionar o que já existe. Devolvemos os jardins à sociedade para que eles voltem a gerar memórias para os frequentadores”.

Exposição
O evento desta quarta-feira (31) marcou também a reabertura do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e a inauguração da exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”. Os visitantes podem conferir fotos dos trabalhadores industriais, rurais e ferroviários da cidade, além de documentos, carteiras de trabalho, ferramentas e utensílios laborais, num verdadeiro trabalho de criação e montagem de forma coletiva com a população.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Antonio Pacheco; os gestores: de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia; de Administração e Gestão de Pessoas, Clovis Galvão; de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello; da Casa Civil, Gustavo Maryssael; de Segurança Municipal, Paulo Giacomelli Stel; e o vereador Faouaz Taha, representando o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Martinelli.

Funcionamento
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e seu horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, com horário estendido, das 9h às 16h. Os telefones para contato do Solar são (11) 4521-6259 e 4586-8414.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/31/jardins-do-solar-do-barao-sao-reabertos-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original