Escolas receberão o Programa de Prevenção da Obesidade

Publicada em 16/05/2017 às 18:30

O prefeito Luiz Fernando Machado conheceu o Programa de Prevenção da Obesidade

O prefeito Luiz Fernando Machado conheceu, na manhã desta terça-feira (16), o Programa de Prevenção da Obesidade que será implantado em quatro unidades escolares da rede municipal de ensino. O trabalho foi desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e elaborado por quatro Unidades de Gestão: Saúde, Educação, Esporte e Agronegócio.

“Este é um programa extremamente importante, pois ao cuidar das nossas crianças, cuida não apenas do quanto as pessoas vão viver, mas com qual qualidade de vida chegarão à terceira idade”, declara o prefeito.

No total, o programa deve envolver 1.101 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais do Ensino Básico (Emebs) Deodato Janski (Jardim Tarumã), Ivo de Bona (Parque Almerinda Chaves), Antônio Adelino Brandão (Morada das Vinhas) e Judith Almeida Arruda (Cidade Nova).

LEIA TAMBÉM
Escolas municipais recebem peça teatral sobre química
Centro de Especialidades Odontológicas muda de endereço

O critério de escolha, segundo os envolvidos na elaboração do programa, são áreas de alta vulnerabilidade com período integral e meio período. Da mesma forma que os dez primeiros anos de vida são considerados os mais influenciáveis na formação de uma criança.

A atuação em campo deve começar ainda este mês com a mensuração antropométrica e recordatórios alimentar visando servir de base para a elaboração de um programa municipal de combate à obesidade implantado em conjunto com as demais Unidades de Gestão. Esta primeira etapa será desenvolvida pelos alunos do 4º ano da disciplina de Endocrinologia da FMJ.

“Estamos realizando um sonho: inserir a FMJ, com todo o seu respaldo e chancela, na construção de políticas públicas. Tudo isso engrandece ainda mais este programa”, ressalta o prefeito. Para ele, este diagnóstico pode trazer um resultado científico capaz de nortear investimentos de excelência e estudos em outras instâncias.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/16/programa-de-prevencao-da-obesidade-sera-implantado-em-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original