Fórum destaca o papel do técnico nas habitações de interesses sociais

Publicada em 16/05/2017 às 10:22

Para Clayde Almeida, o Fórum é uma boa oportunidade para troca de experiências entre os municípios

Na semana em que se comemora o Dia do Assistente Social, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) promove um evento dedicado a estes profissionais e demais técnicos com atuação em habitação de interesse social. O “I Fórum Sobre Atuação em Trabalho Social”, que será realizado nesta quarta-feira (17), no Auditório Elis Regina, que fica no Complexo Argos, tem por objetivo instrumentalizar os profissionais sociais sobre a importância da efetivação de ações envolvendo programas sociais oriundos de repasses e financiamentos de parcerias do governo federal com os poderes públicos municipais. O evento começa às 9h30 e vai até às 16h30.

Participarão do evento profissionais das Prefeituras de municípios que integram a Superintendência Regional da Caixa (Jundiaí, Franco da Rocha, Francisco Morato, Atibaia, Mairiporã, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Amparo, Itatiba e Bragança Paulista), assim como técnicos sociais e assistentes de projetos sociais da Caixa Econômica Federal. Na ocasião serão tratados temas como: Elaboração de Projetos Sociais, Diagnóstico Social, Atuação no Pós-Ocupação e Intervenções Intersetoriais.

LEIA TAMBÉM
Processo de regularização muda nomes de núcleos de submoradia

“Quando um empreendimento habitacional de interesse social é viabilizado, o trabalho técnico social é de extrema importância, porque não basta apenas entregar a casa às famílias. O técnico social é quem promove a conscientização dessas famílias e age na intersetorialidade para integrá-las a uma nova realidade, promovendo a adaptação dessas pessoas em um novo espaço”, destaca a diretora do Departamento de Ação Social da Fumas, Clayde Almeida, lembrando a importância do diagnóstico sócio-territorial a partir da publicação da Portaria 21, que instrumentaliza o trabalho social.

“O Fórum é um momento muito importante de troca de experiências e resulta em uma força de trabalho social, pois as Prefeituras têm muitos problemas em comum quanto à pós-ocupação dos empreendimentos habitacionais de interesse social e ao trabalho de urbanização. Como cada órgão equaciona esses problemas de acordo com cada intervenção, esta troca das experiências vividas é muito positiva para todos os municípios”, acrescenta.

Programação
Na parte da manhã, o evento será conduzido por Edvaldo José Sant Annna, assistente de Projetos Sociais Sênior e professor universitário em Ciências Sociais. Edvaldo tratará sobre o tema “Elaboração de Projetos Sociais e Diagnóstico Social”. Já na parte da tarde, será a vez da assistente social Sandra Paula Daura falar sobre “Diagnóstico em Projetos Sociais e Atuação no Pós-Ocupação”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/16/forum-destaca-o-papel-do-tecnico-nas-habitacoes-de-interesses-sociais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original