Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

‘Maio Amarelo’ começa na terça-feira (2) com foco na conscientização

Publicada em 26/04/2017 às 17:05

A partir de terça-feira (2), tem início uma série de atividades que integram o “Movimento Maio Amarelo”, que busca estimular a sociedade a impulsionar o desenvolvimento de atividades voltadas à conscientização, avaliação e ao debate em questões relacionadas ao trânsito. A ação, realizada pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), tem como símbolo o laço amarelo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Segundo o gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro, a ideia é chamar a atenção da população para a necessidade de se ter um olhar mais aprofundado para o elevado índice de acidentes de trânsito em todo o Brasil. “Desta forma, pretendemos incentivar a adoção de um comportamento mais seguro e responsável com relação à própria vida e a dos demais indivíduos”, explicou.

LEIA TAMBÉM
Mobilidade e Transporte informa as interdições para os próximos dias

De acordo com Silvestre, um dos propósitos do Movimento é não se restringir apenas ao mês de maio, mas estender-se durante o ano inteiro. “É muito importante conscientizar motoristas e pedestres sobre as questões relacionadas ao trânsito e este trabalho deve ser feito de maneira permanente”, acrescentou.

O gestor destacou, ainda, que embora o número de acidentes com vítimas tenha caído 25% nos primeiros dois meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado (de 201 para 151), a Unidade apoiará e desenvolverá diversas atividades para manter a redução deste índice. “Um exemplo é o programa Pista Certa, em parceria com a Fundação Mapfre, cujo objetivo é transmitir às crianças de maneira lúdica conceitos sobre segurança viária”, pontuou.

Palestras em escolas municipais, orientação e distribuição do símbolo do Movimento em diversos pontos da cidade e a instalação de 50 faixas educacionais com mensagens de alerta à população sobre segurança no trânsito estão entre as ações do “Maio Amarelo”. Algumas iniciativas também serão realizadas pelo Departamento de Transporte Público nos terminais de ônibus, tais como abordagem, entrega do laço amarelo e orientações aos usuários sobre respeitar os assentos preferenciais e, em conjunto com os motoristas, tratar sobre o respeito aos idosos e também às pessoas com deficiência.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Plano Operacional
Em consonância com os esforços da Unidade de reduzir o número de acidentes de trânsito, será implementado em maio o novo plano operacional que prevê a presença de agentes de trânsito nos cruzamentos críticos de acidente e fluidez, visando reforçar o monitoramento do local quanto às condições de segurança.

Os principais cruzamentos previstos para a ação são Rua Messina x Bom Jesus de Pirapora; José do Patrocínio x Vigário J. J. Rodrigues; Avenida União dos Ferroviários x Engenheiro Monlevade; Avenida São Paulo x Lacerda Franco; Avenida 14 de Dezembro x Elias Fausto; Rua Rangel Pestana x Dr. Torres Neves; Rua Oswaldo Cruz x Dr. Eloy Chaves; Avenida dos Imigrantes Italianos x Rua Atibaia, entre outras.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/26/maio-amarelo-comeca-na-terca-feira-2-com-foco-na-conscientizacao/


Leia mais sobre ,