Zona rural começa a receber vacina contra febre amarela

Publicada em 20/04/2017 às 18:07

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) inicia nesta sexta-feira (21), das 8h às 16h, a vacinação contra a febre amarela na zona rural de Jundiaí. Nesta primeira etapa da imunização, as doses serão disponibilizadas apenas aos moradores dos bairros Jundiaí Mirim, Roseira, Toca, Mato Dentro, Caxambu, Rio Acima, com a visita casa a casa.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 mil pessoas residem na zona rural de Jundiaí. “A cobertura vacinal deve incluir toda esta parcela da população. Portanto, iniciamos a vacinação neste feriado de Tiradentes, devendo se estender até que todos sejam imunizados”, garante a gerente da Vigilância Epidemiológica da UGPS, Cinara Fredo.

LEIA TAMBÉM
Vacina contra a Influenza é a forma mais eficaz de prevenção
Aplicativo da Prefeitura oferece mais de 70 serviços ao cidadão

Jundiaí Mirim, Roseira, Toca, Mato Dentro, Caxambu e Rio Acima são os bairros da primeira etapa

Considerando a situação epidemiológica da febre amarela na região de Jundiaí, onde casos foram confirmados em municípios próximos (Campinas e Vinhedo), o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Campinas optou por incluir a vacinação na zona rural. “Essa medida visa proteger esses moradores antes que o vírus comece a circular em nosso município. Vale ressaltar que até o momento Jundiaí não apresenta caso positivo em humanos ou em macacos”, reforça Cinara.

A Vigilância Epidemiológica continuará disponibilizando a vacina àquelas pessoas que viajarão para as áreas consideradas de risco. Para estes casos, vale lembrar que a vacinação acontece mediante agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Agapeama e Central.

Este agendamento deve ser feito pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A UBS da Agapeama fica na rua Luiz Carpi, 238 e a UBS Central na avenida Antônio Segre, 71. Esta Unidade fornece o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

A Gestão de Saúde reforça que o município de Jundiaí segue sem registro de casos da doença.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/20/zona-rural-comeca-a-receber-vacina-contra-febre-amarela/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original